Umuarama

Com baixa vazão do Piava, Sanepar pede para população de Umuarama economizar água

A Sanepar alerta a população de Umuarama para que economize água. A Companhia aumentou em 15% a produção de água na cidade em dezembro, em relação aos meses anteriores, mas o aumento no consumo devido às altas temperaturas e ao tempo seco faz acender o sinal de alerta. As unidades de produção e distribuição de água estão operando no limite de sua capacidade e o Rio Piava teve queda de 45% na vazão por causa da estiagem.

No momento, de acordo com a empresa, é imprescindível a cooperação de todos para o uso racional da água. Com o sistema equilibrado entre produção e consumo, a Sanepar consegue atender a demanda de água sem medidas mais severas. Esse equilíbrio vem com medidas simples de economia de água.

Por meio de nota a Sanepar orienta os consumidores. Confira:

  • Não deixar a torneira aberta o tempo todo ao lavar as mãos ou a louça evitará que vários litros de água tratada sejam desperdiçados. Não faça a barba com a torneira aberta. Banhos rápidos também ajudam na economia. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consome aproximadamente 70 litros de água. Ao escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Usar a vassoura antes de lavar a calçada, que deve ser feita com água usada na lavagem de roupa ou da chuva, jamais com água potável.
  • Ao usar a máquina, é recomendado juntar o maior volume possível de roupas para lavar de uma só vez. A água do último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis, cobertores, pisos e calçadas.
  • Verificar se há torneiras pingando e vazamentos no imóvel. Os maiores ladrões de água são os vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. É necessária manutenção regular. As descargas sanitárias devem ser reguladas periodicamente. Em época de estiagem, o ideal é não lavar carros. Se for extremamente necessária a limpeza, deve-se usar balde e pano, reaproveitando a água da chuva ou da lavagem de roupas.
  • Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, avise imediatamente a Sanepar pelo Serviço de Atendimento ao Cliente, que é feito pelo telefone 0800 200 0115, durante 24 horas por dia. Para tirar dúvidas sobre a situação do seu imóvel, ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

(Assessoria Sanepar)

Redação

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

6 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

33 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

44 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

1 hora ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais