Umuarama

Reconstrução da Sala Aré completa a revitalização do Bosque dos Xetá

A Sala Aré, um espaço utilizado por muitos anos para atividades de educação ambiental na entrada do Bosque dos Xetá, na Avenida Presidente Castelo Branco (centro), será reconstruída pela Prefeitura de Umuarama. O projeto já foi licitado e nesta semana o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima, emitiu a ordem de serviço para o início da obra, a ser executada pela Construtora Trigama.

O início do trabalho está previsto para 6 de janeiro e o prazo de execução é de seis meses. Os serviços incluem demolição da estrutura atual, regularização do terreno, construção de banheiros em alvenaria com piso e revestimento em porcelanato, janelas de alumínio e laje em concreto, estrutura em madeira de eucalipto tratado e envernizado e cobertura em telha cerâmica tipo portuguesa, além de novas instalações elétricas e sanitárias, ajardinamento com grama e flores e calçadas para passeio em concreto.

O prefeito em exercício Hermes Pimentel apontou como vantagem do projeto a cobertura em telhas cerâmicas. Para ele a Sala Aré foi pouco aproveitada ao longo de sua história e um dos motivos foram os problemas com a cobertura em sape, que se deteriorava rapidamente. “Agora teremos uma estrutura mais resistente, um pátio coberto que vai valorizar o bosque e oferecer alguma infraestrutura aos visitantes”, apontou.

O investimento do município será de R$ 222.476,83 para uma edificação de 181,45 m². A reconstrução finaliza o projeto de revitalização do Bosque dos Xetá, executado pela administração municipal nos últimos anos, que contou com a implantação de um canal aberto de drenagem pluvial para eliminar o problema da erosão no interior da mata e construção de nova pista de caminhada com iluminação.

Além disso foi implantado cercamento em tela das margens da mata (partes voltadas à Rua do Bosque e avenidas Parigot de Souza e Castelo Branco), reforço das galerias pluviais e bocas de logo, para eliminar alagamentos, iluminação em LED e recapeamento asfáltico da Castelo Branco, com troca do gramado e rampas de acessibilidade.

Redação

Recent Posts

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

4 minutos ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

13 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

1 hora ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

1 hora ago

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

2 horas ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais