Umuarama

Vagas de curta duração no centro de Umuarama são válidas 24 horas

As vagas de curta duração no centro de Umuarama estão gerando polêmica. OBemdito recebeu queixas relacionadas com multas no período noturno e buscou informações junto a Umutrans.

O secretário municipal de Defesa Social, Elizeu Vital, informou que as vagas de curta duração são válidas 24 horas, ou seja, independente do horário o motorista pode permanecer pelo tempo máximo de 30 minutos na vaga. “Quando na placa não consta horário, a validade é 24 horas. Nesse período de comércio noturno, a rotatividade também deve funcionar”, disse.

No início do mês de novembro a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) dobrou a quantidade de vagas de curta duração. A justificativa é dar mais oportunidades aos motoristas que buscam estacionar na área central da cidade.

Só na avenida Paraná – entre a rodoviária e a praça Miguel Rossafa – 200 vagas foram convertidas à essa modalidade. Com isso, são cerca de 350 vagas de curta duração em toda a cidade – lembrando que estas são as vagas pintadas na cor verde.

A Guarda Municipal de Umuarama está priorizando a fiscalização do uso dessas vagas. “Os cidadãos devem ficar atentos e deixarem sempre o pisca-alerta ligado. Se o motorista estacionar nessa vaga especial e não acionar o pisca-alerta, já poderá ser multado. Se estiver ligado, o agente de trânsito da GM vai anotar a placa e o horário e, ao retornar ao local, se o veículo tiver extrapolado o tempo de 30 minutos, será notificado”, informou Vital, em reportagem enviada pela Secretaria de Comunicação no mês de novembro.

MULTAS

Nas últimas semanas já foram lavradas cerca de 500 multas relacionadas com a utilização irregular destas vagas. “Claro que os cidadãos recebem as notificações para apresentar condutor e fazerem suas defesas”, informou Vital.

Grande parte das multas está baseada no item relacionado ao ‘Pisca Alerta Desligado’. Nas placas tem o aviso de que é preciso manter o pisca ligado. “É lamentável ter que fazer multas para que as pessoas obedeçam às regras. Mas, não se viabiliza uma norma de convivência social, sem que haja fiscalização. E havendo fiscalização, precisa haver a penalidade”, explicou o secretário municipal.

Vital acrescenta que a multa para quem não faz uso correto das vagas de estacionamento de curta duração é de R$ 195,23, já que trata-se de infração classificada como grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (artigo 181), com perda de cinco pontos na CNH. “A fiscalização vai abranger também o uso de vagas de idosos e deficientes. Neste caso, a infração é gravíssima, com perda de sete pontos na carteira de habilitação, com multa de R$ 293,47”, finaliza.

(OBemdito e Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais