Política

Entidades irão checar falas durante debate entre presidente Lula e Flávio na Globo

O debate presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro, marcado para esta sexta-feira (23), terá uma iniciativa de checagem de fatos em tempo real. Enquanto os candidatos se enfrentam na TV Globo, a partir das 21h20, jornalistas, pesquisadores e entidades ligadas à comunicação vão analisar as declarações apresentadas durante o confronto.

A proposta é permitir que os eleitores acompanhem a verificação de informações e a contextualização de dados enquanto o debate acontece, a dois dias do segundo turno das eleições presidenciais, marcado para domingo (25).

A iniciativa será realizada por meio de uma sala virtual de checagem, que reunirá profissionais e instituições parceiras para avaliar afirmações feitas pelos dois candidatos.

Entre as entidades participantes estão a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e a AletheiaFact.org.

Também participam a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), a Socicom, a COAR Notícias e o Coletivo Bereia.

Onde acompanhar a checagem do debate

As análises serão transmitidas ao vivo pelo YouTube, nos canais oficiais da Fenaj e da RNCD.

Os eleitores poderão acompanhar a transmissão pelos seguintes links:

Segundo os organizadores, o objetivo não é substituir o trabalho das agências especializadas em verificação de informações, mas complementar as iniciativas já existentes, oferecendo análises enquanto as declarações são feitas.

A presidenta da Fenaj, Samira de Castro, afirmou que a mobilização busca contribuir para que os brasileiros exerçam o direito ao voto de maneira consciente, especialmente diante da grande circulação de informações nas redes sociais.

Já a criadora da RNCD, Ana Regina Rêgo, destacou a importância de aproximar a checagem do momento em que as declarações chegam ao público. A intenção é facilitar o acesso a informações verificadas para que os eleitores possam avaliar os argumentos dos candidatos.

A presidenta da Intercom, Iluska Coutinho, também ressaltou o papel do jornalismo e da pesquisa científica no enfrentamento à desinformação e na defesa da democracia.

Iniciativa acontece após críticas ao debate da Band

A mobilização foi anunciada após o debate presidencial realizado pela Band no último domingo (18).

Na ocasião, a Fenaj divulgou uma nota criticando o formato do confronto. Segundo a entidade, provocações e ataques entre os candidatos prejudicaram o esclarecimento de questões importantes para os eleitores.

A federação também defendeu que o jornalismo deve priorizar a informação e a cobrança de respostas dos candidatos, em vez de privilegiar confrontos voltados exclusivamente à audiência.

Para a entidade, a ausência de respostas objetivas e a circulação de afirmações sem contestação dificultam a avaliação das propostas apresentadas durante a campanha.

O debate desta sexta-feira será um dos últimos momentos de confronto direto entre Lula e Flávio Bolsonaro antes da votação de domingo (25), quando os brasileiros escolherão o próximo presidente da República.

(Com informações Agência Brasil)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há cinco anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Lula e Flávio Bolsonaro aceitam abrir sigilos; decisão cabe ao TSE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) concordaram…

15 minutos ago

Umuarama encara gigante Stein Cascavel por vaga na final do Paranaense de Futsal

O Umuarama Futsal Feminino / Cota Fácil terá pela frente um adversário de peso na…

34 minutos ago

Temporal e chuva de granizo provocam alagamentos e estragos em Arapongas

Temporal atingiu a cidade na manhã desta quinta-feira (22), acumulou pedras de gelo nas ruas…

1 hora ago

Velório de Rute Fantim será realizado na Capela Mortuária da Umuprev, em Umuarama

O velório de Rute Fantim da Silva, será realizado na Capela Mortuária da Umuprev no…

2 horas ago

Anvisa proíbe tiras de glicemia falsificadas e interdita medicamento usado em quimioterapia

Medidas atingem tiras para medir glicemia, um suplemento alimentar e um medicamento utilizado no tratamento…

2 horas ago

Motociclista morre após cair em curva e bater contra carreta na BR-153

Acidente aconteceu na tarde de quarta-feira (21), em Jacarezinho; vítima perdeu o controle da moto…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais