Política

TSE suspende decisão que barrou candidatura de Deltan Dallagnol ao Senado

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, suspendeu neste domingo (4) a decisão que havia indeferido a candidatura de Deltan Dallagnol (Novo) ao Senado pelo Paraná e determinado a nulidade dos votos destinados à chapa. A informação foi confirmada em vídeo divulgado pelo candidato em suas redes sociais.

Com a nova decisão, Deltan permanece com o registro deferido com recurso e pode receber votos normalmente neste domingo. A validade definitiva desses votos, porém, continuará condicionada ao julgamento do caso pelo plenário do TSE.

A medida suspende os efeitos da decisão tomada no sábado (3) pelo ministro Floriano de Azevedo Marques. Na véspera da eleição, Floriano havia revertido o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que autorizara o registro de Deltan, e determinado que os votos destinados à chapa fossem considerados nulos.

Nunes Marques não decidiu sobre inelegibilidade

Na decisão deste domingo, Nunes Marques não analisou o mérito da discussão, ou seja, não decidiu se Deltan é ou não inelegível.

O presidente do TSE entendeu que uma decisão individual não poderia produzir efeitos definitivos sobre a candidatura e os votos antes da análise pelo colegiado. Ele também considerou o momento em que a decisão anterior foi tomada, na noite que antecedeu a eleição e quando as urnas já estavam preparadas para a votação.

Nunes Marques apontou “flagrante ilegitimidade na via adotada” e risco de grave lesão à ordem pública eleitoral.

Dessa forma, permanece pendente a definição do TSE sobre a situação jurídica da candidatura. Até que o plenário analise o caso, Deltan segue na disputa e os votos recebidos neste domingo ficam preservados, condicionados ao resultado do julgamento.

(Com informações da CNN)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há cinco anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Ônibus são gratuitos em Umuarama neste domingo de eleição

Gratuidade vale durante todo o dia para todas as linhas do transporte coletivo, sem necessidade…

10 minutos ago

Corpo de homem desaparecido é encontrado às margens da PR-082 em Cidade Gaúcha

Vítima de 37 anos foi reconhecida pelas roupas após irmã receber informação anônima sobre localização…

23 minutos ago

Motorista com sinais de embriaguez é preso após acidente com motociclista em Umuarama

Motociclista de 34 anos ficou ferido após ser atingido por uma caminhonete na Estrada Bonfim…

29 minutos ago

Adolescente morre e três pessoas são baleadas durante tiroteio em Jussara

Troca de tiros ocorreu na noite deste sábado (3); PM afirma que crime teria relação…

44 minutos ago

Homem é preso suspeito de tentativa de estupro em hotel de Umuarama

Suspeito de 51 anos foi detido durante a madrugada deste domingo (4), na Zona I

1 hora ago

Falta de energia atinge quatro locais de votação na manhã deste domingo em Umuarama

Justiça Eleitoral utiliza baterias internas e mantém votação normalmente; Alfa 1, Ceppat, Malba Tahan e…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais