Saúde

Anvisa manda recolher gel íntimo e proíbe antitranspirantes e produtos de limpeza

A Anvisa proibiu produtos de diferentes categorias nesta sexta-feira (2), incluindo um lote falsificado de gel hidratante íntimo, antitranspirantes, cola para próteses capilares e diversos produtos de limpeza. As determinações incluem recolhimento, apreensão e, dependendo do caso, proibição de fabricação, venda, distribuição, divulgação e uso.

Entre os produtos atingidos está o Hidrafemme – Gel Hidratante Intravaginal, cujo lote 2 2511006 foi identificado como falsificado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e proibiu a distribuição, importação, comercialização, divulgação e utilização das unidades.

A Helianto Farmacêutica, responsável pelo registro do produto, informou ter encontrado unidades à venda na Shopee com características diferentes das presentes na embalagem original.

Antitranspirante e produtos capilares são proibidos

A Anvisa também determinou a apreensão dos lotes 614323 e 614326 do Perspirex Strong Antitranspirante Axilar.

Segundo a agência, a Megalabs Farmacêutica informou desconhecer a fabricação dos itens, apesar de os rótulos utilizarem dados cadastrais da empresa registrados na Anvisa. Os lotes não podem ser fabricados, importados, vendidos, distribuídos, divulgados ou utilizados.

As mesmas proibições foram aplicadas ao MAV C-22 Solvente Removedor de Cola Mega Hair, atribuído a uma empresa desconhecida, e ao GhostBond XL – With Extra Moisture Control, cola destinada a próteses capilares.

Anvisa amplia medidas para produtos de limpeza

As decisões desta sexta-feira também atingiram uma série de produtos de limpeza.

A fabricação e a comercialização do Desincrustante Ácido DX 1:40 Mult-Cap Mult Jet e da Água Sanitária Mult Jet, da Ramos Indústria e Comércio de Materiais de Limpeza, foram proibidas.

Em outra medida, a Anvisa suspendeu a fabricação, venda e distribuição de todos os saneantes produzidos pela LGR Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza.

Uma inspeção realizada entre os dias 14 e 18 de setembro constatou, segundo a agência, descumprimento das regras de boas práticas de fabricação para produtos saneantes.

A determinação também prevê o recolhimento dos produtos Medicpro Zime, Medicpro Zime Ultra e Lapzyme, fabricados pela LGR. De acordo com a Anvisa, os três não possuem regularização sanitária.

Também foram proibidos o Bio Lavanda Limpador de Uso Geral Biojet e a Bio Água Sanitária Biojet, fabricados pela Biojet Indústria de Produtos Químicos. A justificativa é a ausência de regularização sanitária.

Já os saneantes fabricados pela BR Mega Limp deverão ser apreendidos por não possuírem registro na Anvisa.

As determinações constam das resoluções 3.855/2026, 3.856/2026 e 3.857/2026, publicadas no Diário Oficial da União.

(Com informações Anvisa)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Linda C Modas entra nos últimos dias de promoção com sorteio de moto elétrica

A contagem regressiva já começou para quem quer participar da promoção de aniversário da Linda…

11 minutos ago

Vítima de desabamento durante temporal em Umuarama é transferida para Maringá

O contador João Paulo Siqueira dos Santos, de 41 anos, foi transferido para Maringá na…

35 minutos ago

Colisão entre três caminhões mata motorista de 67 anos na BR-282

Um homem de 67 anos morreu após um acidente envolvendo três caminhões na BR-282, em…

1 hora ago

Ninguém acerta as seis dezenas e próximo prêmio da Mega-Sena fica estimado em R$ 82 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 3.065; próximo sorteio será realizado neste sábado…

2 horas ago

Chuva em setembro supera média histórica em Umuarama e acumulado chega a 211 mm

Umuarama terminou setembro de 2026 com volume de chuva acima da média histórica para o…

2 horas ago

Mulher relata oito anos de intimidações do companheiro em Iporã

Vítima de 63 anos afirmou à PM que episódios são recorrentes e pioram quando o…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais