Saúde

Anvisa proíbe linha de suplementos e alerta para venda irregular pela internet; confira

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira (9) o recolhimento de suplementos alimentares comercializados irregularmente no Brasil. A decisão atinge produtos das linhas Expert e Nutra Senior, que também estão proibidos de ser vendidos, distribuídos, divulgados ou utilizados.

Entre os produtos atingidos está o suplemento alimentar em cápsulas Expert Berlian, incluindo as variações Expert Diamond e Expert Dimond, da empresa Diamond Expert Brasil Importação e Exportação Ltda.

Segundo a Anvisa, a empresa não apresentou estudos de estabilidade do produto e a notificação junto à agência sanitária havia sido cancelada em 25 de janeiro de 2025. Mesmo assim, o suplemento continuava sendo comercializado no país.

A agência também apontou que o produto vinha sendo divulgado com alegações de propriedades terapêuticas, incluindo regeneração e manutenção da cartilagem, ação anti-inflamatória, prevenção de dores articulares e tratamento de condições como artrite, artrose, fibromialgia, lombalgia e ciática.

Com a determinação, os produtos devem ser recolhidos e ficam suspensas sua comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e utilização.

Anvisa também proíbe linha Nutra Senior

A agência adotou medidas semelhantes contra suplementos fabricados pela LHS Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. A determinação abrange os seguintes produtos, em todos os sabores:

  • Suplemento Alimentar Nutra Senior;
  • Suplemento Alimentar Nutra Senior Premium;
  • Suplemento Alimentar Nutra Whey Gourmet;
  • Suplemento Alimentar Nutra Senior Zero Açúcar;
  • Suplemento Alimentar Nutra Senior Diabetics Care.

De acordo com a Anvisa, a fabricante não apresentou estudos de estabilidade capazes de demonstrar que os produtos mantêm suas características de segurança, composição e qualidade durante todo o prazo de validade informado nos rótulos.

A agência acrescentou que os suplementos continuavam disponíveis para venda pela internet mesmo após o cancelamento de suas notificações.

As determinações foram publicadas no Diário Oficial da União e estabelecem o recolhimento dos produtos irregulares e a proibição de sua comercialização, distribuição, divulgação e utilização.

(Com informações Anvisa)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Copel faz mutirão para organizar fios emaranhados em postes de Umuarama

Trabalho segue até sexta-feira (11) em diferentes pontos da cidade e busca corrigir instalações irregulares…

14 minutos ago

Emagrecedores, eletrônicos e cigarros avaliados em quase R$ 2 milhões são apreendidos em Altônia

Mercadorias trazidas do Paraguai estavam em quatro veículos; apreensão é avaliada inicialmente em R$ 1,9…

56 minutos ago

Menina de 2 anos morre após se afogar em piscina de fazenda em Cruzeiro do Sul

O atendimento de emergência mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), inclusive…

1 hora ago

Van com cerca de 15 estudantes pega fogo e fica destruída no Paraná

Uma van escolar que transportava cerca de 15 adolescentes foi completamente destruída por um incêndio…

2 horas ago

Sérgio Frederico defende representação regional e promete escritório político em Umuarama

O OBemdito iniciou nesta quarta-feira (9) uma série de entrevistas com candidatos a deputado estadual…

2 horas ago

Família confirma morte cerebral do professor e cineasta Rodrigo Oliva

A família do professor universitário Rodrigo Oliva confirmou, na manhã desta quarta-feira (9), a ocorrência…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais