Brasil

Segunda Turma do STF forma maioria para manter afastamento do diretor-geral da PF

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira (8) para manter o afastamento de Andrei Rodrigues do cargo de diretor-geral da Polícia Federal (PF).

Os ministros Luiz Fux e Nunes Marques acompanharam o entendimento do ministro André Mendonça. Com isso, três dos cinco integrantes do colegiado votaram pela manutenção da decisão.

O julgamento, porém, não foi concluído. O ministro Gilmar Mendes pediu vista logo no início da sessão extraordinária. Enquanto isso, a liminar assinada por Mendonça continua válida.

A sessão começou às 10h e foi convocada poucas horas depois da decisão de Mendonça. O ministro havia determinado também o afastamento do delegado Leandro Almada, diretor de inteligência da Polícia Federal.

Mendonça tomou a decisão após atender a um pedido apresentado pelo partido Novo. O afastamento de Rodrigues e Almada provocou a convocação extraordinária da Segunda Turma para analisar a medida.

Leia também: Mendonça afasta diretor-geral e diretor de Inteligência da Polícia Federal

Entenda o caso

André Mendonça justificou o afastamento alegando que sofreu monitoramento ilegal durante agosto. Segundo o ministro, pelo menos seis relatórios de inteligência foram produzidos de forma oculta.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, também teria sido alvo do monitoramento. A existência dos documentos veio à tona durante a disputa envolvendo integrantes do Supremo e da Polícia Federal.

Um dos relatórios foi tornado público pelo ministro Alexandre de Moraes. Segundo Moraes, o documento indicaria possíveis abusos de autoridade praticados por Mendonça.

Moraes afirmou que Mendonça teria feito direcionamentos, como relator, em investigações relacionadas à Operação Compliance Zero. A operação apura corrupção de agentes públicos e fraudes financeiras bilionárias.

As investigações envolvem o Banco Master e seu antigo proprietário, Daniel Vorcaro. O caso também colocou sob escrutínio relações entre autoridades públicas e o empresário.

Mensagens atribuídas a Vorcaro

Moraes divulgou o documento depois que Mendonça tornou públicas mensagens recuperadas do celular apreendido de Vorcaro. A Polícia Federal afirma que as mensagens foram enviadas ao ministro.

Nos diálogos, o ex-banqueiro aparenta manter uma relação de proximidade com Moraes. Uma das mensagens sugere que o ministro recebeu e editou um contrato de R$ 131 milhões.

O contrato envolvia o Banco Master e o escritório de advocacia da esposa de Moraes, a advogada Viviane Barci de Moraes. O conteúdo das mensagens passou a integrar a disputa entre os ministros.

Em outra conversa, Vorcaro parece buscar informações com Moraes sobre uma possível operação da Polícia Federal. O objetivo seria saber se uma ação para prendê-lo estava em preparação.

Moraes nega ter mantido contato com o ex-banqueiro. A conclusão do julgamento sobre o afastamento de Andrei Rodrigues dependerá da retomada da análise pela Segunda Turma do STF.

Com informações: Agência Brasil

Alex Nascimento

Recent Posts

Motoristas que utilizam rodovias na região de Umuarama devem redobrar a atenção no dia de eleição

EPR Paraná alerta para os riscos de acidentes durante o fim de semana e reforça…

6 horas ago

Homem invade casa da ex em Iporã, exige dinheiro, danifica móveis e a ameaça de morte

A Polícia Militar (PM) atendeu a uma ocorrência de violência doméstica na tarde desta sexta-feira…

7 horas ago

TRE-PR e Simepar monitoram clima para o segundo turno das eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental…

7 horas ago

Cartório Araújo reabre em Umuarama após nomeação de interventor pela Justiça

O 1º Tabelionato de Notas de Umuarama, conhecido como Cartório Araújo, voltou a funcionar nesta…

8 horas ago

Profissionais de Umuarama concorrem a destaque estadual na educação

Quatro profissionais da Rede Municipal de Ensino de Umuarama participam de uma votação que pode…

8 horas ago

Idoso de 71 anos condenado por tráfico e contrabando é preso pela PCPR em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu, nesta sexta-feira (23), um mandado de prisão contra…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais