Foto: Danilo Martins/Arquivo OBemdito
Logo depois da chuva do fim de semana em algumas regiões, o frio voltou ao Paraná e a segunda-feira (7) teve registro de temperaturas negativas. A terça (8) segue com muito frio no estado durante o amanhecer, mas as temperaturas devem subir durante a tarde.
A partir de quarta (9), de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), podem acontecer tempestades em algumas localidades.
A chuva na última sexta-feira (4) e de sábado (5) foi mais intensa em cidades do litoral e das regiões de Guarapuava e de Paranavaí. No domingo (6) a chuva diminuiu e ficou concentrada no Litoral paranaense.
Depois disso, as temperaturas começaram a diminuir. As máximas que, no sábado, chegaram aos 28,3°C em Loanda e 27,7°C em Altônia, por exemplo, não passaram dos 21°C em nenhuma estação meteorológica do Simepar no domingo.
Umuarama registrou 14,1ºC no domingo e apenas 8,7ºC nesta segunda-feira. Porém, em algumas regiões do estado, o feriado de Sete de Setembro, Dia da Independência do Brasil, começou com temperaturas negativas.
No Distrito de Horizonte, em Palmas, e em General Carneiro, o Simepar registrou mínima de -0,1°C. As temperaturas ficaram próximas dos 5°C no amanhecer na maior parte do estado. Além disso, o instituto de meteorologia informa que os valores ainda mais baixos nas cidades próximas à divisa com Santa Catarina. Nesta região, houve condição atmosférica favorável para formação de geada.
Ao longo desta segunda-feira, a temperatura máxima em Umuarama deve chegar a 22ºC. O Simepar divulgou que a terça-feira na Capital da Amizade pode ter tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva. A temperatura varia de 14ºC a 22ºC. Na quarta ainda há previsão de chuva na cidade, com mínima de 18ºC e máxima de 26ºC.
Conforme o Simepar, no fim deste feriado, a intensificação de um sistema de baixa pressão na região do Paraguai e a influência do escoamento dos ventos de Noroeste, que trazem calor e umidade em direção ao Sul do Brasil, favorecem pancadas de chuva com trovoadas isoladas entre o Noroeste e a região Central do Paraná.
A partir da madrugada de quarta-feira, a chuva retorna de forma mais abrangente ao Paraná. No decorrer do dia, as áreas de instabilidade se espalham pelas diferentes regiões. E, principalmente a partir da tarde, aumentam a condição para temporais isolados.
Entre quinta (10) e sexta-feira (11), o tempo fica ainda mais instável com a formação e o avanço de uma nova frente que traz frio pelo Sul do Brasil, e deve atravessar o Paraná.
A previsão é de bastante chuva em todas as regiões paranaenses, além da possibilidade de tempestades. Por este motivo, o Simepar recomenda que a população acompanhe as próximas atualizações dos boletins meteorológicos, e faça o cadastro para receber os alertas da Defesa Civil Estadual. Basta mandar um SMS do seu celular para o telefone 40199, e no campo da mensagem digitar o CEP de sua residência. Os avisos meteorológicos vigentes também ficam disponíveis na página da Defesa Civil: www.defesacivil.pr.gov.br.
Após apelo da população e dos comerciantes, os tradicionais portais de luz voltarão a enfeitar…
O Corpo de Bombeiros de Umuarama realizou o combate a um incêndio em uma borracharia…
A Prefeitura de Umuarama está finalizando o projeto de um novo espaço de esporte, lazer…
Em uma disputa presidencial marcada pelo acirramento na reta final do segundo turno, os candidatos…
Uma equipe da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Rocam), do 25º Batalhão da Polícia…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) oficializou nesta quinta-feira (22) a criação do…
Este site utiliza cookies
Saiba mais