Encontro em Iporã com lideranças rurais e industriais debate prejuízos no setor produtivo (Foto Sindicato Rural de Umuarama)
Uma sequência de interrupções no fornecimento de energia elétrica após tempestades na região de Umuarama levou a diretoria da Companhia Paranaense de Energia (Copel) a participar de uma reunião emergencial em Iporã, nesta semana. O encontro ocorreu na sede da Levo Alimentos, a pedido de sindicatos rurais e da própria agroindústria, para cobrar agilidade nos reparos e soluções definitivas para a instabilidade na rede.
O presidente do Sindicato Rural de Umuarama, Sidney Lujan, relatou que o setor produtivo enfrenta prejuízos recorrentes sempre que ocorrem temporais no Noroeste. Segundo o representante, quedas de energia que se prolongam por dias comprometem diretamente as atividades de avicultura, pecuária de leite e confinamento, gerando perda de peso e até a morte de animais.
VEJA TAMBÉM: Copel restabelece energia elétrica na zona rural de Umuarama após protesto de moradores
“Explicamos ponto a ponto as dificuldades que estamos vivendo em toda a região Noroeste. A falta de luz no campo significa bomba de água parada, ordenha interrompida e perda de peso dos animais, o que gera uma conta altíssima para quem produz”, destacou Lujan.
A comitiva da distribuidora contou com 11 técnicos e com a presença do diretor-presidente de distribuição, Júlio Omori, que prometeram levar as reivindicações à alta gestão do grupo para viabilizar melhorias.
Em nota oficial, a Copel informou que o objetivo principal da agenda em Iporã foi mapear os planos de expansão das plantas industriais e rurais da região. A companhia alegou que o diálogo permite dimensionar o crescimento da demanda energética para prever os investimentos necessários de infraestrutura elétrica nos planejamentos futuros.
“A equipe técnica da Copel nos ouviu, prometeu levar essas demandas para a alta diretoria e nós vamos acompanhar de perto. Queremos ver na prática a solução que foi prometida para a nossa região”, concluiu o presidente do do Sindicato Rural de Umuarama.
A reunião da cúpula da distribuidora ocorreu em meio a uma onda de descontentamento de consumidores afetados pelo temporal que atingiu o Paraná com ventos de até 100 km/h.
Na zona rural de Xambrê, moradores relataram ficar sem luz por mais de quatro dias após a queda de árvores e o rompimento de fiação. Em uma única propriedade, a demora no atendimento provocou a perda de mais de 700 litros de leite, além de alimentos congelados. A Copel iniciou a substituição de três postes e emendas de cabos no local apenas nesta sexta-feira (4), citando a alta complexidade do trabalho.
A insatisfação já havia provocado um protesto na quarta-feira (2), quando produtores rurais das estradas São Tomé, Paraíso e Primavera foram até a sede da concessionária em Umuarama para cobrar agilidade.
Na ocasião, a queda de 10 eucaliptos sobre a fiação deixou propriedades sem luz por dias, forçando agricultores a realizar a ordenha de vacas manualmente e comprometendo poços comunitários. O fornecimento nessa área só foi restabelecido ao fim da tarde, após o uso de drones para mapear os danos.
O problema também atingiu o perímetro urbano de Umuarama na manhã de quinta-feira (3). Um desligamento não programado provocado pelo contato de uma ave com a rede afetou cerca de 5 mil clientes por volta das 8h.
O apagão deixou 896 estabelecimentos e residências no escuro na Zona I e na área central, incluindo imóveis próximos ao Bosque Uirapuru e ao Campus Sede da Unipar. O serviço no centro da cidade foi reestabelecido no início da manhã.
Diante do volume de ocorrências, o gerente regional da Copel, Wagner Bonfim, reforçou que as equipes continuam mobilizadas em municípios como Umuarama, Perobal, Xambrê e Maria Helena.
O gestor orientou que produtores rurais façam os registros de emergência diretamente pelo canal Copel Agro, no telefone 0800 643 76 76, para agilizar o direcionamento das equipes de manutenção.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) de Umuarama localizou e prendeu um homem de 40…
A Diocese de Umuarama abrirá oficialmente a fase diocesana da Causa de Beatificação e Canonização…
O surgimento de um caroço é um dos sinais mais associados ao câncer de mama,…
Um dos grandes nomes da nova geração da comédia brasileira, Afonso Padilha construiu uma carreira…
O cantor Luan Pereira se apresenta no dia 31 de outubro no Harmonia Clube de…
O corpo encontrado em um lago na região da Vila Dalila, em Piraquara, na Região…
Este site utiliza cookies
Saiba mais