Sistema de refrigeramento de leite desligado devido à falta de energia. - Foto: Colaboração/OBemdito
Moradores da zona rural de Umuarama relataram a falta de energia elétrica desde a tarde de segunda-feira (31). Nesta terça-feira (1º), quase 24 horas após o início do problema em alguns pontos, famílias das estradas Jaborandi e Canelinha ainda aguardavam o restabelecimento do fornecimento.
Na Estrada Jaborandi, a situação afeta diretamente uma propriedade dedicada à produção de leite. Uma moradora procurou o OBemdito e relatou que está sem fornecimento adequado de energia desde as 16h de segunda-feira, justamente no horário em que seria realizada uma das ordenhas.
Segundo ela, havia aproximadamente 500 litros de leite armazenados no resfriador quando ocorreu a interrupção. O produto conseguiu ser enviadoao laticínio, mas a falta de eletricidade passou a impedir a continuidade da ordenha das 25 vacas da propriedade.
Até o início da tarde desta terça, duas ordenhas já haviam deixado de ser realizadas. “Preciso tirar leite. Já são duas tiradas de leite, prejuízo e dor para os animais”, relatou a produtora.
A moradora afirmou que não possui gerador e estava tentando alugar um equipamento para conseguir realizar a ordenha. Segundo ela, parte da propriedade chegou a receber energia em baixa tensão, suficiente para alguns pontos da casa, mas incapaz de fazer o maquinário de refrigeração funcionar.
A produtora afirmou ter entrado em contato com a Copel pela primeira vez às 16h17 de segunda-feira e informado, inclusive, que havia fios rompidos na região.
Ao procurar novamente a companhia nesta terça, segundo o relato, ela teria sido informada por uma atendente de que o protocolo aberto no dia anterior havia sido encerrado sem que houvesse uma justificativa registrada.
Um novo protocolo foi aberto pela internet às 7h18 desta terça-feira. Até o início da tarde, porém, a energia ainda não havia sido normalizada.
A moradora também relatou já ter enfrentado problemas semelhantes anteriormente. Segundo ela, no ano passado, a propriedade permaneceu quase três dias sem energia, o que teria provocado prejuízos à produção.
O problema não estaria restrito à Estrada Jaborandi. Outra moradora procurou o OBemdito para relatar falta de energia na região da Estrada Canelinha. Segundo ela, o fornecimento foi interrompido por volta das 14h30 de segunda-feira e ainda não havia retornado até o horário do almoço desta terça.
O morador afirma que algumas propriedades possuem energia, enquanto outras chácaras e parte de um loteamento permanecem sem fornecimento.
“Estamos sem luz desde ontem. Com criança pequena, essa noite passada foi difícil e, se não voltar, será mais uma que dormiremos no escuro”, relatou.
OBemdito entrou em contato com a Copel na tarde desta terça-feira e apresentou os relatos recebidos de moradores das duas regiões.
A companhia informou inicialmente que verificaria a situação. Até a publicação desta matéria, não havia sido apresentada uma explicação sobre a causa das interrupções nem uma previsão para o restabelecimento completo da energia.
O espaço permanece aberto para manifestação da Copel e a matéria será atualizada assim que houver retorno com novas informações.
Mercadorias estrangeiras sem documentação foram encontradas em duas malas durante fiscalização na PR-180, em Goioerê
A 33ª rodada do Ranking de Futebol Suíço de Umuarama teve 21 partidas e 104…
Pais e responsáveis ainda podem procurar uma unidade de saúde para atualizar a vacinação de…
A Universidade Paranaense (Unipar) realiza entre setembro e outubro novas edições da Unipar Experience (UPXP)…
Jovem de 20 anos foi lançado ao chão após colisão na traseira de um Toyota…
Glaucia Pinheiro Martins de Oliveira, de 33 anos, tinha medida protetiva contra Cristiano Aparecido de…
Este site utiliza cookies
Saiba mais