Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Muitas pessoas sofreram com o calor escaldante deste sábado (29) em Umuarama. A sensação térmica chegou na casa dos 40ºC por volta das 15h. A temperatura mais elevada foi de 34,6ºC às 15h.
O sábado começou quente. De acordo com o Simepar, às 9h os termômetros já marcavam 28,3ºC e sensação térmica era de 32ºC.
O domingo (30) também deve ter calor, com mínima de 21ºC e máxima de 33ºC. Porém, o instituto de meteorologia Simepar indica que podem acontecer pancadas de chuva e o céu deve ficar parcialmente nublado.
Além das temperaturas elevadas, o sábado teve muito vento, inclusive com fortes rajadas ao longo do dia. As rajadas mais intensas aconteceram entre as 10h e as 13h. O Simepar registrou rajadas de até 47,9 km/h por volta das 11h (o maior registro do dia até o momento da publicação da reportagem).
Conforme a previsão do Simepar, no domingo a presença de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai favorece o transporte de calor e umidade da região amazônica em direção ao Paraná. Com isso, o ambiente atmosférico fica instável, com condições favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva e tempestades em diversas regiões do estado.
Umuarama está na área de abrangência de um alerta amarelo do Inmet para a ocorrência de tempestades até a segunda-feira (31). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o aviso neste sábado (29), com vigência até às 23h59 de segunda.
Com perigo potencial, o aviso informa que podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As instruções são: em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, durante as chuvas, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Quem mora em Umuarama pode obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Uma ação conjunta da Polícia Federal, do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e da…
A dez dias do segundo turno da eleição presidencial, Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 51%…
Uma colisão entre um Fiat Palio e uma Fiat Strada deixou um idoso de 82…
A campanha de Natal 2026 da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) ganhou…
Um homem de 41 anos foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (15), no…
Formação em Agronegócio é integrada ao Ensino Médio, tem duração de três anos e oferece…
Este site utiliza cookies
Saiba mais