Brasil

Escolas públicas têm até 8 de setembro para escolher livros didáticos

As escolas públicas de todo o país têm até 8 de setembro para escolher os livros didáticos, pedagógicos e literários que serão utilizados por estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental entre 2027 e 2030. Os materiais são distribuídos gratuitamente pelo governo federal.

A seleção faz parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Professores dos anos iniciais, coordenadores e gestores devem analisar as obras disponíveis e definir aquelas que melhor atendem à proposta pedagógica, aos objetivos de ensino e às necessidades dos estudantes de cada unidade.

Podem participar escolas de redes públicas que aderiram ao PNLD para essa etapa e registraram estudantes no Censo Escolar de 2025.

Quais livros podem ser escolhidos?

Para estudantes do 1º e 2º anos, a escolha obrigatória contempla língua portuguesa, arte, matemática, ciências da natureza, história e geografia — estas três últimas em uma obra interdisciplinar —, além de educação digital e midiática. Há também material de educação física destinado aos professores.

Os livros dos estudantes dessa categoria são consumíveis. Isso significa que os alunos podem escrever e realizar atividades diretamente nas páginas e permanecer com os exemplares.

Para o 3º, 4º e 5º anos, a seleção obrigatória inclui língua portuguesa, arte, matemática, ciências da natureza, história, geografia, produção de texto e educação digital e midiática, além de livro regionalizado de história e geografia. Educação física também possui material voltado aos professores.

Nesse grupo, os livros de língua portuguesa e matemática são consumíveis. Os demais são reutilizáveis e devem ser devolvidos à escola ao final do ano letivo.

Há ainda uma terceira categoria, de adesão opcional, com livros de língua inglesa e espanhola para estudantes do 1º ao 5º ano. Esses exemplares são reutilizáveis.

Como funciona a escolha

O processo deve ser realizado exclusivamente pelo sistema PNLD Gestão. Os profissionais precisam estar cadastrados no Sistema Gestão Presente (SGP) ou possuir cadastro anterior no Portal do Livro Digital e utilizar uma conta Gov.br.

Cada escola pode escolher coleções diferentes para cada componente curricular, sem a obrigação de adotar uma única coleção para todas as disciplinas.

Caso a unidade não queira receber determinado livro ou componente, deverá registrar no sistema a opção “NÃO DESEJO RECEBER O LIVRO”.

Nas categorias obrigatórias, se a escola não fizer a escolha nem informar que não deseja receber o material, o FNDE fará a atribuição dos exemplares conforme critérios técnicos. Na categoria de idiomas, que é opcional, a ausência de manifestação significa que os livros não serão enviados.

Para auxiliar na decisão, o MEC disponibiliza o Guia Digital do PNLD, que reúne resenhas das obras, metodologias, organização dos conteúdos, avaliações e informações sobre o alinhamento dos materiais à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

(Com informações Agência Brasil)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há cinco anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Papa Leão XIV volta a caminhar e comer após cirurgia para retirada de tumor no pulmão

O papa Leão XIV voltou a caminhar e a se alimentar após passar por uma…

1 minuto ago

Rio Ivaí sobe após fortes chuvas e água se aproxima de ponte na rodovia PR-323; com vídeo

O nível do rio Ivaí, na altura da PR-323, entre Maringá e Cianorte, subiu nos…

11 minutos ago

Justiça mantém preso casal flagrado com cocaína durante operação em Douradina

A Justiça converteu em prisão preventiva as detenções de um homem de 66 anos e…

23 minutos ago

Corpo de Paulo Gonçalves do Carmo é liberado e sepultado em Serra dos Dourados

O corpo de Paulo Gonçalves do Carmo, de 38 anos, foi reconhecido por familiares, liberado…

39 minutos ago

Velório de Gustavo Picolo será na Associação dos Servidores da Prefeitura de Cruzeiro do Oeste

O velório de Gustavo Ferreira Picolo, que morreu nesta quarta-feira (14), após não resistir às…

58 minutos ago

Presidente Lula assina decreto para incentivar produção de games no Brasil

Decreto prevê incentivos à produção nacional de jogos eletrônicos, formação de profissionais e criação de…

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais