Cotidiano

Ação policial prende homem com canetas emagrecedoras irregulares em Tapejara

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante nesta segunda-feira (24) durante uma operação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da Polícia Militar (PMPR) contra a comercialização irregular de medicamentos terapêuticos, incluindo produtos utilizados como “canetas emagrecedoras”, em Tapejara, no noroeste do Paraná. Foram apreendidos medicamentos à base de tirzepatida e outras substâncias, além de seringas e um celular.

A ação foi realizada pela 17ª Delegacia Regional de Polícia de Cruzeiro do Oeste, em conjunto com a equipe de Rádio Patrulha da Polícia Militar de Tapejara. Os policiais cumpriram um mandado judicial de busca e apreensão em um imóvel comercial e residencial localizado na região central da cidade.

Segundo a Polícia Civil, durante a fiscalização e inspeção do imóvel foram encontradas seis caixas de tirzepatida da marca Lipoless, 12 frascos de uma substância identificada como Tirzec e outros 15 frascos identificados como TG 15.

Também foram apreendidas diversas seringas destinadas à aplicação dos medicamentos injetáveis e um aparelho celular Apple iPhone.

De acordo com a PCPR, os produtos estavam em desacordo com as exigências sanitárias previstas na Resolução RE nº 690/2026, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Prisão em flagrante

Diante das irregularidades encontradas, os policiais deram voz de prisão ao homem. Conforme a Polícia Civil, ele foi autuado pela prática de crime contra a incolumidade pública, relacionado à falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para a formalização do auto de prisão em flagrante.

Os medicamentos e demais substâncias recolhidos deverão ser submetidos a exames periciais. A investigação também pretende verificar a procedência e a composição dos produtos apreendidos.

Após a autuação, o homem será encaminhado à Cadeia Pública de Umuarama, onde permanecerá à disposição da Justiça.

O risco das canetas emagrecedoras irregulares

A Polícia Civil destacou que medicamentos ilícitos, sem autorização ou comercializados em desacordo com as normas sanitárias podem representar riscos graves à saúde dos consumidores.

A corporação afirmou que continuará realizando ações para combater o comércio irregular e a circulação desse tipo de substância na região Noroeste do Paraná.

A PCPR também reforçou o alerta para os riscos relacionados ao consumo de medicamentos cuja procedência, composição ou condições de comercialização não estejam de acordo com as exigências sanitárias.

A operação desta segunda-feira integra as ações de fiscalização e repressão à comercialização irregular de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais realizadas pelas forças de segurança na região.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

Ladra ‘conhecida’ furta lenços umedecidos e gel dental infantil em comércio de Umuarama

Uma ladra conhecida por cometer crimes recorrentes na região central de Umuarama furtou um pacote…

4 horas ago

Bandido invade farmácia em Xambrê, destrói fiação e furta perfumes, bolsas, notebook e dinheiro

A Polícia Militar (PM) registrou uma ocorrência de furto qualificado acompanhado de dano em uma…

4 horas ago

O que ocorre em Umuarama em uma catástrofe? Conheça abrigos disponíveis e a atuação da Defesa Civil

Os temporais dos últimos meses voltaram a colocar os eventos climáticos extremos no centro da…

5 horas ago

Umuarama avalia projetos pedagógicos e premiará professores com R$ 3 mil

A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama avalia, entre os dias 8 e 13 de…

5 horas ago

Suspeito de ser mandante de dois homicídios em Umuarama é preso em Campo Mourão

A Polícia Militar (PM) de Campo Mourão prendeu um homem de 34 anos suspeito de…

6 horas ago

Harmonização glútea: Dr. João Miguel Sorvos revela os segredos do bumbum perfeito

Especialista em nutrologia e estética detalha como funciona a técnica que promete contorno e projeção,…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais