Umuarama

Conferência intermunicipal de educação para Conae 2022 reuniu municípios da Amerios

Com a participação de representantes de Altônia, Alto Paraíso, Alto Piquiri, Cafezal do Sul, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Nova Olímpia, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapira, Xambrê e Umuarama, aconteceu na última sexta-feira, 3, a etapa intermunicipal da CONAE (Conferência Nacional de Educação) para sugerir emendas e propostas para o documento base da CONAE 2022.

De acordo com a secretária municipal de Educação de Umuarama, Mauriza de Lima Menegasso, o objetivo foi constituir um espaço democrático aberto pelo poder público e articulado com a sociedade para que todos participem do desenvolvimento da educação nacional. “Tivemos uma parceria muito importante para realizar a conferência com a Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios), que articulou a realização do evento na região. Somos muito gratos, dada a importância do evento para o ensino público como um todo”, destacou.

Por meio da CONAE, o Fórum Nacional de Educação (FNE) e o Ministério da Educação (MEC) buscam garantir a melhoria contínua da qualidade da educação brasileira. “Esse princípio levou à construção da conferência para debater questões que afloraram com mais intensidade nesses tempos de pandemia, comprometendo o processo de ensino e aprendizagem e a garantia de um padrão nacional de qualidade da educação”, apontou a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Patrícia de Araújo Abucarma Stevanato.

Cada unidade educacional de Umuarama participou da conferência com representantes da direção, coordenação pedagógica e um docente, inscritos por meio do link. O município divulgou o documento referencial base da CONAE 2022 para conhecimento prévio, com o tema “Inclusão, equidade e qualidade – Compromisso com o futuro da educação brasileira”, a fim de proporcionar uma participação ativa e a validação do texto do respectivo eixo, informado no momento da inscrição.

Os eixos de discussão foram ‘O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas’, ‘Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação’ e ‘Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção’. Já os temas da conferência foram ‘Novo PNE 2024 – 2034’, Sistema Nacional de Educação, a Educação Nacional e Equidade e qualidade na Educação.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

4 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

5 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

6 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

6 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

7 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais