Política

Fundador do MBL, Renan Santos disputa Presidência pelo Missão

Renan Santos, de 42 anos, é candidato à Presidência da República nas eleições de 2026 pelo Missão. Empresário e um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL), ele disputa o primeiro pleito eleitoral da história do partido, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em novembro de 2025.

Natural de São Paulo (SP), Renan Antônio Ferreira dos Santos é também o primeiro presidente nacional do Missão. A chapa presidencial tem como candidato a vice o Coronel Medina, integrante da mesma legenda.

O Missão surgiu a partir do MBL, movimento do qual Renan é um dos fundadores e que ganhou projeção nacional durante as manifestações favoráveis ao impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 2016.

A legenda se define como de direita “altamente pragmática” e utiliza o chamado Livro Amarelo como base intelectual. Entre as bandeiras defendidas pelo partido estão o liberalismo econômico e o incentivo ao empreendedorismo.

Renan Santos ajudou a fundar o MBL

Antes da criação do Missão, Renan Santos construiu parte de sua trajetória política dentro do MBL. O movimento foi fundado em 2014 e se tornou uma das principais organizações envolvidas nas mobilizações pelo impeachment de Dilma Rousseff.

Renan também teve atuação nos bastidores de campanhas eleitorais. Em 2018, coordenou as campanhas de Kim Kataguiri para a Câmara dos Deputados e de Arthur do Val para a Assembleia Legislativa de São Paulo. Ambos foram eleitos.

Arthur do Val teve o mandato de deputado estadual cassado em 2022 e foi declarado inelegível por oito anos por quebra de decoro parlamentar após assumir autoria de áudios sexistas e depreciativos sobre refugiadas ucranianas durante o conflito Ucrânia-Rússia.

Entre 2010 e 2015, Renan Santos foi filiado ao PSDB.

Empresário também é músico

Filho de advogado, Renan chegou a cursar Direito na Universidade de São Paulo (USP), mas não concluiu a graduação.

Na iniciativa privada, trabalhou ao lado do pai na recuperação de empresas em situação de falência ou que enfrentavam dificuldades financeiras.

Além da atuação empresarial e política, Renan também é músico e atua como vocalista e guitarrista de uma banda de rock.

Nas eleições de 2026, ele encabeça a primeira chapa presidencial apresentada pelo Missão desde que o partido obteve seu registro no TSE.

(OBemdito e Agência Brasil)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Umuarama: Mulher descumpre medida protetiva, invade casa da ex e furta celular

A Polícia Militar (PM) registrou um caso de descumprimento de medida protetiva e furto no…

8 horas ago

Comerciante chega para trabalhar e percebe que açougue foi arrombado e alvo de furto

A Polícia Militar (PM) atendeu a uma ocorrência de furto qualificado em um açougue no…

8 horas ago

EDITORIAL: Quando a política em Umuarama flerta com o esgoto, quem ganha são as fezes

A campanha eleitoral começou a pegar fogo em Umuarama. E não é fogo amigo. Às…

8 horas ago

Afonso Padilha apresenta seu novo show de humor em Umuarama no dia 30

Um dos grandes nomes da nova geração da comédia brasileira, Afonso Padilha construiu uma carreira…

9 horas ago

Pesquisa RealTime mostra Sandro Alex mais perto de Moro para o governo do Paraná

Pesquisa RealTime Big Data divulgada nesta sexta-feira (2) mostra Sergio Moro (PL) com 37% das…

9 horas ago

Deputado paranaense do PL é alvo de operação da Polícia Federal

O deputado estadual do Paraná, Mauro Moraes (PL) tornou-se alvo de uma operação de busca…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais