Cotidiano

Morador de Umuarama com dívida de pensão alimentícia é preso pelo GDE

O não pagamento de pensão alimentícia motivou o cumprimento de um mandado de prisão civil em Umuarama na tarde desta quarta-feira (12). O Grupo de Diligências Especiais (GDE) da Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem de 31 anos em uma residência no Conjunto Residencial Arco-Íris, na região do Parque Industrial.

A Vara de Família e Sucessões, Infância e Juventude de Umuarama expediu a ordem judicial por conta do atraso no pagamento da pensão alimentícia. Durante a diligência, os policiais informaram o acusado sobre a decisão e deram voz de prisão.

Em seguida, a equipe encaminhou o detido à 7ª SDP para os procedimentos formais e depois o transferiu ao sistema carcerário. O homem segue à disposição da Justiça por inadimplência da pensão alimentícia.

Leia também: Lula sanciona ‘Pix Pensão Alimentícia’; veja o que muda.

A Polícia Civil reforça que a população pode enviar denúncias anônimas pelos telefones 197, (44) 3621-2650, WhatsApp (44) 99734-4139 ou Disque-Denúncia 181.

Sanções judiciais para quem deve pensão alimentícia

O Código de Processo Civil (CPC) estabelece diversas sanções para quem deixa de pagar a pensão alimentícia. A prisão civil, com prazo de até três meses em regime fechado ou semiaberto, é a mais conhecida.

A Justiça expede o mandado de prisão quando o devedor não paga as três últimas parcelas anteriores ao ajuizamento da execução. Bem como, inclui as parcelas que vencerem no curso do processo.

Além da prisão, a Justiça pode determinar o protesto do título judicial, incluindo o nome do devedor em cadastros de inadimplentes, como SPC e Serasa. Outras medidas incluem a penhora de bens e o bloqueio de contas bancárias (penhora online via BacenJud). Além disso, em casos extremos, pode aconteceu a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do passaporte do devedor.

Tais ações visam pressionar o devedor a cumprir sua obrigação com o pagamento da pensão alimentícia e assegurar o direito fundamental dos alimentandos.

(OBemdito com informações da PCPR)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Homem fica ferido após agressão e é levado ao hospital com suspeita de traumatismo craniano

Um homem de 50 anos ficou gravemente ferido após uma agressão registrada na tarde deste…

3 minutos ago

Após perseguição na PR-323, apreensão causa prejuízo de R$ 969,6 mil ao crime

A apreensão de um carregamento de drogas e de um veículo gerou um prejuízo estimado…

31 minutos ago

Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba, morre aos 100 anos; Paraná decreta luto

O arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, morreu na tarde deste sábado (26), aos…

1 hora ago

Domingo de calorão: Umuarama chega a 34,9°C e sensação térmica bate 41°C

Umuarama registra um domingo (27) de calor intenso, com temperatura de 34,9°C às 16h. A…

2 horas ago

Bets no Brasil: veja até quando sacar o dinheiro e o que acontece com o saldo

Quem mantém dinheiro em plataformas de apostas online precisa ficar atento ao prazo para retirar…

2 horas ago

Guarda municipal de Cascavel morre após colisão entre motos da corporação

O guarda municipal Wando Moraes de Oliveira Branco, de 41 anos, morreu na manhã deste…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais