Foto: Divulgação - Polícia Federal
Nesta terça-feira (07) a Polícia Federal de Maringá deflagrou a Operação Retorno, visando desarticular uma organização criminosa atuante no contrabando de cigarros.
Cerca de 35 Policiais Federais cumprem 09 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão preventiva expedidos pela 3ª Vara Federal de Maringá.
A investigação foi iniciada em 2019, quando foram detectadas as primeiras informações da existência de um grupo de pessoas promovendo o contrabando de cigarros em larga escala.
De acordo com a PF, os cigarros provenientes do Paraguai chegavam ao Brasil por rotas diversas, inclusive por portos clandestinos no Rio Paraná.
De lá, os carregamentos seguiam por via rodoviária, passando pela região de Umuarama e Maringá, com destino aos Estados de São Paulo e Minas Gerais, principalmente.
As cargas eram escoltadas por batedores baseados em Umuarama, Maria Helena e Porangaba/SP, havendo equipes específicas para atuação em cada Estado.
Ao longo da investigação foram presos em flagrante 21 membros da organização criminosa e apreendidos 23 veículos utilizados no transporte de grandes cargas de cigarros, entre carretas, caminhões e automóveis de batedores, muitos deles com os sinais identificadores adulterados.
Também foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal aproximadamente 4 milhões de maços de cigarros, avaliados em mais de 20 milhões de reais, sendo apurados mais de 30 milhões de reais em tributos.
Na fase ostensiva da investigação, as ações são direcionadas os membros de escalão mais elevado da organização criminosa, incluindo seu chefe estabelecido no Paraguai e subordinados que têm poder de mando ou coordenação de outros membros no Brasil.
Para tanto, o trabalho está sendo feito em conjunto com autoridades paraguaias, acionadas por meio da Interpol e da Adidância da Polícia Federal em Assunção/Paraguai.
As buscas acontecem nas cidades de Umuarama, Maria Helena e Porangaba/SP.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais