Mundo

Autoridades confirmam ao menos 85 mortos em terremoto na Colômbia; Brasil oferece ajuda

O terremoto na Colômbia deixou pelo menos 85 pessoas mortas nesta segunda-feira (10), segundo balanços divulgados por autoridades locais. O tremor de magnitude 7,4 atingiu o oeste do país, provocou desabamentos e deixou pessoas presas sob escombros.

O terremoto aconteceu às 7h34 no horário local (9h34 pelo horário de Brasília). O epicentro foi registrado na região de San José del Palmar, no departamento de Chocó, a aproximadamente 400 quilômetros de Bogotá.

O tremor teve origem a cerca de 107 quilômetros de profundidade e foi sentido em grandes cidades colombianas, como Cali, Medellín e a própria capital, Bogotá. Prédios públicos chegaram a ser evacuados durante os tremores.

Até o momento, o maior número de mortes foi registrado no departamento de Risaralda, onde 47 pessoas morreram. A região fica a cerca de 105 quilômetros do epicentro.

Três das mortes ocorreram em um desabamento no Aeroporto Internacional Matecaña, em Pereira, segundo o governador de Risaralda, Juan Diego Patiño.

Valle del Cauca registra 27 mortes

Outras 27 pessoas morreram no departamento de Valle del Cauca, onde fica Cali, uma das maiores cidades da Colômbia. O balanço foi confirmado pela governadora Dilian Francisca Toro.

Há ainda pessoas presas sob os escombros. O prefeito de Cali, Alejandro Eder, solicitou apoio de bombeiros de Bogotá e Medellín para reforçar as operações de busca e resgate.

No departamento de Chocó, onde fica a região do epicentro, foram registradas pelo menos nove mortes. Outras duas pessoas morreram em Manizales, no departamento de Caldas.

O balanço ainda pode sofrer alterações à medida que as equipes de emergência avançam nas buscas pelas áreas atingidas.

Seis aeroportos suspendem operações

A Aeronáutica Civil da Colômbia informou que seis aeroportos do oeste do país tiveram as operações suspensas em razão dos danos provocados pelo terremoto.

A medida atinge os terminais de Pereira, Manizales, Quibdó, Armenia, Cartago e Buenaventura. As operações devem permanecer interrompidas enquanto são realizadas avaliações estruturais.

Ao menos 100 socorristas foram enviados de Bogotá para municípios do interior com o objetivo de reforçar as buscas, segundo a Associação de Capitais da Colômbia.

Venezuela, Estados Unidos e México também ofereceram o envio de equipes de resgate para auxiliar as autoridades colombianas.

Informações divulgadas pelo governo venezuelano apontam ainda que 61 edifícios desabaram e pelo menos 1.575 habitações foram afetadas de alguma forma no país após o terremoto.

Lula oferece ajuda do Brasil à Colômbia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o terremoto e manifestou solidariedade às famílias das vítimas e às demais pessoas atingidas.

“Em nome do povo brasileiro, manifesto minha solidariedade ao povo colombiano, especialmente às famílias das vítimas e a todos os afetados pelos tremores. O Brasil permanece à disposição da Colômbia para prestar o apoio necessário”, afirmou Lula nas redes sociais.

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) também informou que acompanha os trabalhos de busca e assistência às populações atingidas e colocou o Brasil à disposição das autoridades colombianas para colaborar nas ações de resposta à emergência.

Segundo o Itamaraty, até o momento não foram identificados brasileiros entre as vítimas.

Brasileiros que estejam na Colômbia e necessitem de assistência podem entrar em contato com o plantão consular da Embaixada do Brasil em Bogotá pelo telefone +57 310 809 6169. O plantão consular em Brasília atende pelo número +55 (61) 98260-0610.

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Vereadores aprovam dois projetos na sessão ordinária da Câmara de Umuarama

Os vereadores de Umuarama participaram de uma sessão ordinária na tarde desta segunda-feira (10) na…

13 minutos ago

Expresso Fátima e SOS Patas do Sol lançam campanha para arrecadar ração

A Expresso Nossa Senhora de Fátima e a SOS Patas do Sol lançaram a campanha…

31 minutos ago

Francisco Alves pode ter falta de água até quarta-feira

Sanepar realiza manutenção em reservatório da cidade; moradores sem caixa-d'água podem enfrentar desabastecimento temporário

52 minutos ago

Paróquia e entidades de Tapejara entregam casa a família de Rio Bonito do Iguaçu

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Tapejara, entregou uma nova residência a uma família de…

2 horas ago

Anvisa manda apreender seis marcas de sal vendidas na internet

Produtos não possuem regularização sanitária e eram anunciados com alegações sobre prevenção de cãibras, hidratação…

2 horas ago

Vídeo denuncia novo despejo de esgoto na Cachoeira do Ventão, em Umuarama

Imagens gravadas no sábado (8) mostram o que seria um novo despejo de esgoto no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais