Paraná

Nova onda de frio deve derrubar temperaturas no Paraná com geadas e mínima de 0°C

Uma nova onda de frio já tem data para chegar ao Paraná. Após um fim de semana de temperaturas elevadas e a passagem de uma frente fria, uma massa de ar frio deve avançar sobre o estado e provocar queda acentuada nas temperaturas.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o resfriamento mais intenso está previsto para os dias 8 e 9 de agosto, com possibilidade de geadas e mínimas de até 0°C na região Sul.

Antes da chegada do frio, o Paraná enfrentará um período de instabilidade atmosférica. A previsão indica pancadas de chuva, temporais isolados e dias de calor, principalmente nas regiões Norte e Oeste. Dessa forma, o estado terá mudanças significativas nas condições do tempo ao longo da próxima semana.

Leia também: Tempo firme predomina em Umuarama nesta sexta-feira; máxima chega a 26°C

Sexta-feira terá tempo firme

Nesta sexta-feira, último dia de julho, a maior concentração de nuvens permanece entre as regiões Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e Leste. Nessas áreas, as temperaturas mínimas ficam próximas de 10°C durante o amanhecer, mantendo a sensação de frio. Além disso, o Simepar não descarta a ocorrência de chuviscos rápidos e isolados.

No interior do Paraná, o cenário é diferente. O predomínio do sol favorece o aquecimento ao longo do dia, e as temperaturas máximas podem atingir 30°C em cidades das regiões Oeste e Norte.

Frente fria muda o tempo

Uma nova frente fria avança pela Região Sul do Brasil no sábado (1º). No Paraná, a mudança no tempo deve começar pelas regiões Oeste e Sudoeste, principalmente durante a noite.

Apesar da aproximação do sistema, o sol predomina na maior parte do estado ao longo do dia. As temperaturas permanecem elevadas, enquanto os ventos de norte contribuem para aumentar a sensação de calor.

Na madrugada de domingo (2), a chuva deve atingir o Oeste e o Sudoeste. Em seguida, as áreas de instabilidade avançam gradualmente para as regiões centrais e o Leste. Segundo o Simepar, as precipitações ocorrerão de forma isolada, sem previsão de grandes volumes ou tempestades organizadas.

Semana começa com calor

A segunda-feira (3) será marcada por tempo instável em diferentes regiões do Paraná. Há possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas. Mesmo assim, o calor continua predominando e o abafamento deve ser uma das principais características do dia.

Na terça-feira (4), as temperaturas voltam a subir. O sol aparece em grande parte do estado, enquanto as chuvas tendem a ocorrer apenas de forma localizada durante a tarde.

Frio entre os dias 8 e 9 de agosto

Após os dias de calor e instabilidade, o cenário muda novamente. Os meteorologistas do Simepar preveem a entrada de uma intensa massa de ar frio entre os dias 8 e 9 de agosto, provocando um declínio expressivo das temperaturas em todo o Paraná.

A previsão também indica condições favoráveis para a formação de geadas em diversas cidades paranaenses na manhã do dia 9 de agosto, especialmente na região Sul, onde as mínimas podem chegar a 0°C.

Na região Noroeste, o frio também será intenso. Em Umuarama, a previsão aponta mínima de 8°C, reforçando a tendência de um início de agosto com temperaturas mais baixas em todo o estado.

Confira abaixo a previsão diária para Umuarama a partir do dia 08 de agosto:

Fonte: Simepar

Alex Nascimento

Recent Posts

Delegado aponta possível vingança em incêndio que matou filhote de cachorro em Umuarama

Delegado revela que incêndio que matou filhote de cachorro em Umuarama pode ter sido motivado…

17 minutos ago

Anvisa proíbe dispositivos estéticos e recolhe equipamento médico

A Anvisa determinou o recolhimento de um equipamento médico e proibiu a venda de cinco…

46 minutos ago

TST mantém demissão de bancário de Umuarama acusado de assediar cliente

O TST manteve a justa causa de um bancário de Umuarama acusado de assediar uma…

1 hora ago

Nascimento de bezerros gêmeos vira atração em propriedade rural do Paraná

A rotina da família Soligo, no distrito de Conciolândia, em Pérola d'Oeste, ganhou um capítulo…

2 horas ago

Super Feirão de Seminovos da Uvel iniciou hoje e oferece ótimas condições

A Uvel Concessionária Chevrolet realiza nesta sexta, dia 31 de julho, o Super Feirão de…

3 horas ago

Confecção de bonecas fortalece convivência e valoriza a melhor idade em Esperança Nova

O Grupo da Melhor Idade de Esperança Nova concluiu o projeto de confecção de bonecas…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais