Umuarama

Umuarama realiza 4ª Caminhada do Meio-Dia em apoio à prevenção do feminicídio

A conscientização sobre o respeito à vida das mulheres voltará às ruas de Umuarama no próximo dia 22 de julho. O município realizará a 4ª Caminhada do Meio-Dia, mobilização que busca sensibilizar a população para a prevenção do feminicídio e o enfrentamento à violência contra a mulher.

A iniciativa é promovida pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Cmdm). O evento integra a programação do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído no Paraná para fortalecer ações de conscientização e prevenção.

A concentração dos participantes será a partir das 11h30, na Praça Miguel Rossafa. A expectativa dos organizadores é reunir mulheres e homens em um ato público de apoio às vítimas de violência e de incentivo à construção de uma sociedade mais segura e igualitária.

Além de chamar a atenção para a gravidade do feminicídio, a caminhada reforça a importância da participação coletiva no enfrentamento da violência de gênero. A proposta é estimular o debate, ampliar a conscientização e fortalecer o compromisso da sociedade com a proteção da vida das mulheres.

Cada participante simboliza um gesto de solidariedade às vítimas e de defesa dos direitos das mulheres. Ao mesmo tempo, a mobilização busca incentivar uma cultura baseada no respeito, na igualdade e na promoção da paz.

A caminhada será realizada em 22 de julho, data que marca o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A iniciativa foi instituída pela Lei Estadual nº 21.926/2024, que integra o Código da Mulher Paranaense e estabelece ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher.

A escolha da data também homenageia a memória da advogada Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio em 2018. Desde então, o dia representa um marco de reflexão sobre a necessidade de ampliar políticas públicas, fortalecer a rede de proteção e conscientizar a população sobre a defesa da vida das mulheres.

Serviço

Evento: 4ª Caminhada do Meio-Dia

Data: 22 de julho

Horário da concentração: 11h30

Local: Praça Miguel Rossafa, em Umuarama.

Com informações: Assessoria Prefeitura de Umuarama

Alex Nascimento

Recent Posts

Polícia encaminha dois homens à Delegacia por violência doméstica em Umuarama

A Polícia Militar do Paraná atendeu a duas ocorrências de violência doméstica em Umuarama neste…

23 segundos ago

Cão escapa de residência e ataca outro animal no Jardim Império do Sol I, em Umuarama

Um cão de pequeno porte ficou ferido após ser atacado por outro cachorro no final…

13 minutos ago

Polícia Militar registra capotamento de carro na avenida Portugal

A Polícia Militar (PM) de Umuarama registrou um capotamento de carro na avenida Portugal na…

12 horas ago

Golpistas tentam fazer empréstimo de R$ 27,4 mil em nome de morador de Alto Paraíso

Golpistas tentaram fazer um empréstimo de mais de R$ 27,4 mil em nome de um…

13 horas ago

Sensação térmica chega aos 40ºC neste sábado em Umuarama; domingo deve ter chuva

Muitas pessoas sofreram com o calor escaldante deste sábado (29) em Umuarama. A sensação térmica…

13 horas ago

Vídeo mostra restaurante sendo furtado quatro vezes na mesma madrugada

Um restaurante foi alvo de uma sequência de furtos na madrugada deste sábado (29). A…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais