Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
A Receita Federal inicia nesta quarta-feira (15) o pagamento de um lote especial de restituição automática do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo o Ministério da Fazenda, aproximadamente 3,5 milhões de contribuintes devem ser contemplados, com um total estimado de R$ 460 milhões em restituições.
O pagamento será feito diretamente na conta vinculada à chave Pix do tipo CPF do contribuinte. A consulta pode ser realizada pelo portal Meu Imposto de Renda ou pelo aplicativo oficial da Receita Federal.
De acordo com a Fazenda, o lote contempla pessoas que não entregaram a declaração do Imposto de Renda em 2025 por não serem obrigadas, mas que tiveram valores retidos na fonte ao longo de 2024 e, após cruzamento de dados, foram identificadas como aptas a receber restituição.
Segundo a Receita Federal, o contribuinte precisa atender a alguns requisitos para receber os valores:
A partir das informações já disponíveis nos sistemas da Receita, foram geradas automaticamente declarações simplificadas para identificar os contribuintes que possuem valores a receber.
Mesmo após a geração automática, os contemplados poderão acessar a declaração elaborada pela Receita para conferir as informações e, se necessário, incluir dados ou realizar ajustes.
A Receita Federal ressaltou que este pagamento não faz parte do cronograma tradicional de restituições do Imposto de Renda de 2026.
Trata-se de um lote especial, criado especificamente para contribuintes que não estavam obrigados a declarar, mas que ainda assim possuem valores a receber.
Já o calendário regular segue normalmente para quem apresentou a declaração dentro do prazo legal. O próximo lote regular de restituição está previsto para ser pago em 31 de julho.
A Receita também orienta os contribuintes a realizarem consultas apenas por meio dos canais oficiais, evitando golpes e tentativas de fraude.
O corpo de Paulo Gonçalves do Carmo, de 38 anos, foi reconhecido por familiares, liberado…
O velório de Gustavo Ferreira Picolo, que morreu nesta quarta-feira (14), após não resistir às…
Decreto prevê incentivos à produção nacional de jogos eletrônicos, formação de profissionais e criação de…
A Gazin, grupo empresarial com sede em Douradina, no Noroeste do Paraná, é a única…
Um pedreiro de 49 anos percorreu cerca de 2.100 quilômetros entre Imperatriz, no Maranhão, e…
Quem convive com um cachorro provavelmente já percebeu que os cães inclinam a cabeça quando…
Este site utiliza cookies
Saiba mais