Categories: Brasil

Inscrições para o Fies do segundo semestre começam na terça-feira

Começam nesta terça-feira (14) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2026. Os interessados poderão se inscrever até o dia 17 de julho, exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece financiamento para estudantes matriculados em cursos presenciais não gratuitos de instituições privadas que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Segundo o MEC, o Fies prioriza estudantes que ainda não concluíram o ensino superior e que não tenham sido beneficiados anteriormente pelo financiamento estudantil.

Mais de 44 mil vagas neste semestre

Para o segundo semestre de 2026, estão sendo disponibilizadas 44.867 vagas. Somando as oportunidades ofertadas no primeiro semestre, o programa alcança mais de 112 mil vagas em todo o ano.

Além disso, o MEC informou que vagas eventualmente não preenchidas poderão ser redistribuídas até o limite total previsto para 2026.

Quem pode participar

Para se inscrever, os candidatos devem cumprir alguns requisitos estabelecidos pelo edital:

  • ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
  • ter obtido média mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame;
  • não ter zerado a redação;
  • possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa, o equivalente a R$ 4.863 em 2026.

Participantes do Enem na condição de treineiros não podem concorrer às vagas.

No caso das vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD), será necessária a apresentação de laudo médico contendo o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Fies Social reserva metade das vagas

O processo seletivo também prevê a reserva de 50% das vagas para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que possuam renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, correspondente a R$ 810,50 neste ano.

Os candidatos pré-selecionados no Fies Social poderão solicitar financiamento integral dos encargos educacionais.

Além disso, esses estudantes ficam dispensados da comprovação de renda junto à instituição de ensino, embora ainda precisem comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para validação das demais informações prestadas.

Regras de carência mudam

Uma resolução publicada nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Fazenda e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou as regras de carência do financiamento.

Pelas novas normas, o período de carência passa a valer apenas para o pagamento do principal da dívida. Os juros que não forem pagos nesse período poderão ser incorporados ao saldo devedor.

Os prazos máximos de financiamento, entretanto, permanecem inalterados: até 60 meses para pessoas físicas e até 96 meses para pessoas jurídicas.

Cronograma do Fies 2026/2

  • Inscrições: de 14 a 17 de julho;
  • Resultado: 30 de julho;
  • Complementação das inscrições: de 31 de julho a 4 de agosto;
  • Lista de espera: de 7 a 24 de setembro.

(Com informações Agência Brasil)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Ciee/PR anuncia novas vagas de estágio para várias áreas em Umuarama

O Ciee/PR (Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná) está com vagas de estágio abertas para…

16 minutos ago

Garota que esfaqueou o pai presenciava episódios de violência doméstica, diz PCPR

A Polícia Civil do Paraná informou, no início da tarde desta segunda-feira (13), que a…

49 minutos ago

Confusão na praça de alimentação de shopping termina com intervenção policial em Umuarama

Um homem de 32 anos foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil após uma ocorrência…

1 hora ago

Homem é contido com uso de Taser após invadir casas e fugir de hospital em Icaraíma

Um homem de 47 anos mobilizou equipes da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e do…

2 horas ago

Sérgio Moro participa de encontro regional com lideranças políticas em Umuarama

O senador Sérgio Moro (PL), pré-candidato ao Governo do Paraná, estará em Umuarama nesta terça-feira…

2 horas ago

PCPR e Rotam conduzem jovem e adolescente por tráfico de drogas em Cruzeiro do Oeste

Equipes policiais prenderam um jovem e apreenderam uma adolescente por tráfico de drogas na cidade…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais