Paraná

Sicredi conquista prêmio internacional em finanças sustentáveis na América Latina

O Sicredi conquistou, pela primeira vez, o World Finance Sustainability Awards 2026, premiação internacional que reconheceu a cooperativa por suas finanças sustentáveis. O prêmio foi na categoria Outstanding Contribution to Sustainable Finance by a Cooperative Latam (Contribuição de Destaque para Finanças Sustentáveis por uma Cooperativa na América Latina).

A revista britânica World Finance, com circulação global e forte alcance entre investidores institucionais e lideranças em sustentabilidade, é responsável pela iniciativa.

Segundo a publicação, o reconhecimento reflete a evolução consistente da estratégia de sustentabilidade do Sicredi. A estratégia se traduz na expansão do crédito sustentável, pelo apoio à transição energética e pela geração de impacto positivo nas comunidades onde atua.

Nos últimos anos, a instituição financeira cooperativa ampliou de forma significativa sua carteira de crédito verde. Dessa forma, consolidou-se como uma das principais financiadoras de energia renovável no Brasil, com destaque para a solar.

O financiamento a micro, pequenas e médias empresas, especialmente as lideradas por mulheres, e o apoio a negócios em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) também estiveram entre os fatores reconhecidos pela premiação.

Presença em 2 mil municípios

Outros diferenciais foram o modelo cooperativo e a capilaridade do Sicredi. Está presente em mais de 2 mil municípios brasileiros, muitos deles sem atuação física de outras instituições financeiras. A instituição amplia o acesso a soluções financeiras e impulsiona o desenvolvimentolocal por meio de um modelo centrado nos associados.

O diretor executivo de Administração e Finanças, Alexandre Barbosa, falou sobre a premiação. “Esse reconhecimento reflete a consistência de uma estratégia que combina a expansão do crédito sustentável ao apoio à transição energética e à geração de impacto positivo nas comunidades onde estamos presentes. Ao levar soluções financeiras para municípios menores e públicos muitas vezes menos atendidos, o cooperativismo evidencia sua capacidade de contribuir de forma concreta para uma economia mais inclusiva”, destaca.

A instituição também se destacou por incorporar de forma consistente princípios ambientais, sociais e de governança à sua estratégia, evidenciados por relatórios transparentes, pela adesão a padrões internacionais de empréstimos sociais e por parcerias cominstituições multilaterais de fomento, como CAF, JICA e IFC.

“Nosso modelo de governança, que envolve ativamente milhões de associados, é um dos pilares dessa trajetória. Ele garante consistência, visão de longo prazo e capacidade de adaptação diante dos crescentes desafios da agenda de sustentabilidade”, ressalta Barbosa.

O processo de avaliação do World Finance Sustainability Awards contou com indicações via pesquisa com leitores, autoindicações das instituições e análise independente conduzida pela equipe de pesquisa da publicação. Mais informações sobre o prêmio em: www.worldfinance.com/awards/world-finance-sustainability-awards-2026.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 10,3 milhões de associados, que exercem opapel de donos do negócio.

Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Dessa forma, disponibiliza uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 99 cooperativas do Sicredi, está presente em 43 municípios do Paraná e em 8 municípios de São Paulo, incluindo a capital paulista e o Grande ABC. A cooperativa conta com 37 anosde história, 101 agências e mais de 285 mil associados (clique aqui). 

(Informações: Assessoria)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Casa é arrombada e tem até fiação furtada em Francisco Alves

Além de eletrodomésticos, alimentos e roupas, criminosos levaram cerca de 100 metros de fios; suspeitos…

2 minutos ago

Colisão entre carro e motos deixa dois feridos no Jardim Veneza, em Umuarama

Acidente aconteceu no Jardim Veneza e envolveu um Ford Fiesta e duas motocicletas Honda CG…

25 minutos ago

Homem sofre tentativa de ataque a tiros em São Jorge do Patrocínio

Vítima contou à Polícia Militar que estava na rua quando um homem se aproximou em…

46 minutos ago

Justiça suspende norma que permite a dentistas realizar harmonização facial

A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…

12 horas ago

Imbituva se abraça diante da dor após acidente na BR-373 que matou 22 moradores

Imbituva, nos Campos Gerais do Paraná, amanheceu diferente após o acidente na BR-373 que matou…

13 horas ago

Homem é preso pela PCPR após regressão para regime fechado em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu um mandado de prisão na tarde desta quinta-feira…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais