Umuarama

Espetáculo “Azul” emociona ao retratar relações familiares e autismo

O público de Umuarama poderá assistir gratuitamente ao espetáculo “Azul” na sexta-feira, 3 de julho. A apresentação integra o projeto Sesi Teatro e será realizada das 19h30 às 20h40, no Centro Cultural Vera Schubert, localizado na Avenida Rio Branco, 3633, na Zona I.

Desenvolvido pela Gerência de Cultura do Sesi, o projeto busca democratizar o acesso à cultura e fortalecer a cidadania por meio das artes cênicas. Além disso, a iniciativa conecta trabalhadores da indústria, seus dependentes e a comunidade a espetáculos de reconhecida qualidade artística, ampliando o acesso à produção cultural brasileira.

A programação do Sesi Teatro reúne montagens premiadas e reconhecidas nacionalmente. Dessa forma, o projeto reforça o compromisso da instituição com a difusão das artes e com o desenvolvimento cultural da sociedade, oferecendo experiências que unem entretenimento e reflexão.

No espetáculo “Azul”, o público acompanha a história de Violeta, uma menina de quatro anos que aguarda, com expectativa, a chegada do irmão caçula. Inicialmente, ela se frustra ao perceber que o bebê exige atenção constante dos pais e ainda não consegue brincar com ela.

Com o passar do tempo, Violeta percebe que o irmão apresenta comportamentos diferentes das outras crianças. A partir dessa descoberta, ela procura maneiras de se aproximar dele e encontra na música um importante canal de comunicação. Ao mesmo tempo, compreende que o tempo desempenha um papel essencial na construção da relação entre os dois.

A peça aborda o Transtorno do Espectro Autista (TEA) sob a perspectiva da irmã mais velha. A narrativa apresenta, de forma leve e sensível, os desafios, as descobertas e os vínculos construídos dentro de uma família que convive com uma criança autista.

Leia também: Arte e Movimento reúne música, dança, esportes e cultura em evento gratuito em Umuarama

Segundo a sinopse, o texto propõe uma visão lírica e pouco convencional sobre as relações familiares. A montagem destaca o respeito às diferenças e convida o público a compreender que cada pessoa percebe e vivencia o mundo de maneira singular.

Com duração de 70 minutos e classificação indicativa livre, o espetáculo é destinado a públicos de todas as idades. A proposta é reunir crianças, jovens e adultos em uma experiência teatral que combina emoção, arte e inclusão.

A entrada será gratuita. A apresentação acontecerá no Centro Cultural Vera Schubert, reforçando a programação cultural de Umuarama e ampliando o acesso da população a produções teatrais de relevância nacional.

Fotos: Christina Amaral/Divulgação

Alex Nascimento

Recent Posts

Homem sofre tentativa de ataque a tiros em São Jorge do Patrocínio

Vítima contou à Polícia Militar que estava na rua quando um homem se aproximou em…

20 minutos ago

Justiça suspende norma que permite a dentistas realizar harmonização facial

A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…

12 horas ago

Imbituva se abraça diante da dor após acidente na BR-373 que matou 22 moradores

Imbituva, nos Campos Gerais do Paraná, amanheceu diferente após o acidente na BR-373 que matou…

12 horas ago

Homem é preso pela PCPR após regressão para regime fechado em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu um mandado de prisão na tarde desta quinta-feira…

13 horas ago

Homem com mandado de prisão por furto qualificado é preso dentro de fórum em Iporã

A Polícia Militar prendeu um homem de 24 anos na tarde desta quinta-feira (20), dentro…

13 horas ago

Homem é preso após agredir ex e descumprir medida protetiva em Francisco Alves

A Polícia Militar prendeu em flagrante um homem de 37 anos por violência doméstica e…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais