Nova lei sancionada pelo governador amplia os efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e permite a criação de novas unidades (Foto AEN)
O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta quarta-feira (24) uma lei que amplia o quadro de servidores da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). A medida cria 180 novos cargos nas duas corporações e integra a estratégia estadual de fortalecimento da segurança pública.
Do total de vagas, 64 serão destinadas à Polícia Militar, sendo 13 para oficiais e 51 para praças. Já o Corpo de Bombeiros contará com 116 novos cargos, distribuídos entre 22 oficiais e 94 praças.
LEIA TAMBÉM: Ratinho Junior inaugura ampliação do Cisa/Amerios em Umuarama
Segundo o governador, a ampliação reforça a capacidade de atuação das forças de segurança em todo o Paraná.
“Esta é mais uma medida que fortalece as nossas forças de segurança, que hoje são referência para o Brasil pelos resultados alcançados no combate à criminalidade e na proteção da população”, afirmou Ratinho Junior.
O governador acrescentou que o Estado tem mantido investimentos contínuos em pessoal, estrutura e tecnologia para ampliar a presença das corporações nos municípios paranaenses.
A nova legislação permitirá a implantação do 35º Batalhão da Polícia Militar, em Matinhos, do Batalhão de Polícia Militar Marítima, em Guaratuba, além do 14º e do 15º Batalhões do Corpo de Bombeiros Militar, que serão instalados em Toledo e Irati, respectivamente.
De acordo com o Governo do Estado, as novas unidades devem ampliar a capacidade operacional e agilizar o atendimento à população em regiões consideradas estratégicas.
As despesas decorrentes da ampliação dos efetivos já estão previstas na Lei Orçamentária Anual de 2026 e são compatíveis com o Plano Plurianual 2024-2027 e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano.
A sanção dá continuidade ao conjunto de investimentos realizados pelo Estado na área de segurança pública. Em maio, o governo anunciou um pacote de R$ 338 milhões destinado à aquisição de viaturas, armamentos, equipamentos de proteção, tecnologias e modernização das estruturas das corporações.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…
Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…
Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…
Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…
Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…
Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…
Este site utiliza cookies
Saiba mais