Umuarama

Umuarama está entre as cidades que receberão novo colégio estadual

Umuarama está entre os 31 municípios paranaenses contemplados pelo programa Mais Escolas Paraná, considerado o maior projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da educação no Brasil. O contrato foi assinado nesta quarta-feira (24) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

A iniciativa prevê a construção de 40 novos colégios estaduais em diferentes regiões do Paraná. O investimento total estimado é de R$ 6,53 bilhões ao longo dos 20 anos de concessão. Desse montante, cerca de R$ 1,5 bilhão será destinado inicialmente à construção das unidades.

Para Umuarama, o projeto representa a perspectiva de ampliação da rede estadual de ensino e o aumento da oferta de vagas para estudantes. A cidade integra a lista de municípios que receberão novas estruturas educacionais voltadas principalmente ao fortalecimento do ensino em tempo integral.

Segundo o governo estadual, o programa deverá criar aproximadamente 30 mil novas vagas em todo o Paraná. Do total previsto, cerca de 19,7 mil serão destinadas ao ensino em tempo integral, uma das prioridades da política educacional do Estado.

Durante a assinatura do contrato, Ratinho Junior afirmou que o modelo foi inspirado em experiências internacionais e permitirá acelerar a entrega das novas unidades escolares.

“É o maior modelo de PPP do Brasil, inspirado em experiências do Canadá, Inglaterra e Estados Unidos, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O Estado ganha velocidade para entregar 40 escolas em 31 cidades. O pagamento só começa quando a escola estiver pronta e em funcionamento, o que também ajuda a dar mais agilidade na execução das obras”, disse o governador.

De acordo com ele, a proposta permitirá que diretores e equipes escolares concentrem esforços nas atividades pedagógicas. Os serviços operacionais serão executados pela concessionária responsável pelo contrato.

“O diretor e a equipe escolar precisam estar focados na parte pedagógica, no ensino e na aprendizagem. A empresa ficará responsável pela manutenção, limpeza e demais serviços de apoio, que são atividades importantes, mas que podem ser executadas por quem é especializado nisso”, acrescentou.

Leia também: Umuarama terá colégio em tempo integral pelo Programa Mais Escolas Paraná

A concessão foi definida em leilão realizado em março deste ano na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A empresa CSInfra S/A venceu os dois lotes da disputa e ficará responsável pela construção das escolas e pela prestação dos serviços não pedagógicos durante os 20 anos de contrato.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, o Paraná consegue construir, em média, cinco colégios por ano utilizando o modelo tradicional. Com a nova parceria, a meta é concluir 40 unidades em aproximadamente dois anos.

“O Estado consegue construir, em média, cinco colégios por ano. Com esse modelo vamos construir 40 escolas em praticamente dois anos. É uma estratégia para ampliar vagas em cidades que cresceram muito e atender principalmente a demanda por ensino em tempo integral”, afirmou o secretário da Educação, Roni Miranda.

As novas escolas contarão com 692 salas de aula e serão construídas em três modelos diferentes, com 14, 18 ou 24 salas. A definição dependerá da demanda existente em cada município contemplado.

A partir da assinatura do contrato, a concessionária iniciará a elaboração dos projetos técnicos e os procedimentos necessários para o início das obras. O cronograma detalhado ainda será divulgado pelo governo estadual.

A previsão é entregar 19 escolas até o final de 2027. As outras 21 unidades devem ser concluídas até o final de 2028. Além do impacto na educação, o programa deverá gerar mais de mil empregos diretos e indiretos durante a fase de construção.

O modelo adotado pelo Paraná estabelece uma divisão de responsabilidades. A gestão pedagógica permanecerá sob controle do Estado, incluindo contratação de professores, currículo e administração educacional.

Já a concessionária ficará responsável por atividades de apoio, como manutenção predial, limpeza, segurança, alimentação escolar, tecnologia e conservação dos equipamentos. O objetivo é permitir que as equipes pedagógicas dediquem mais tempo às atividades de ensino e aprendizagem.

Além de ampliar o número de vagas, o programa busca oferecer escolas mais modernas, acessíveis e preparadas para atender as demandas da educação em tempo integral. A expectativa é beneficiar milhares de estudantes, incluindo a comunidade escolar de Umuarama.

Com informações: AEN

Alex Nascimento

Recent Posts

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

3 minutos ago

Alessandro Salgado lança livro sobre comunicação e oratória em Umuarama

O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…

27 minutos ago

Colégio Hilda Kamal abre inscrições para curso técnico gratuito de Enfermagem

Oportunidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; inscrições seguem abertas até 9…

43 minutos ago

Vídeo mostra policial civil salvando bebê que se engasgou durante amamentação no Paraná

Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…

1 hora ago

Bombeiros expõem viaturas e equipamentos na Praça Miguel Rossafa no 114ª aniversário da corporação

Programação aberta ao público acontece nesta quinta-feira (8) e integra as comemorações pelos 114 anos…

1 hora ago

Francisca Nakazono, de Umuarama, recebe 67 votos e fica entre os menos votados no Paraná

Francisca Nakazono (PSD) recebeu 67 votos na disputa por uma vaga de deputada estadual pelo…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais