Foto: TV Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de dois novos medicamentos voltados à saúde da mulher. As autorizações envolvem uma terapia não hormonal para o tratamento dos sintomas da menopausa e um medicamento oral indicado para determinados casos de câncer de mama avançado.
Um dos produtos aprovados é o fezolinetanto, que será comercializado no Brasil com o nome Veoza, pela farmacêutica Astellas Farma. O medicamento é indicado para o tratamento das ondas de calor e dos suores noturnos associados à menopausa.
Segundo o fabricante, a terapia atua sobre mecanismos cerebrais relacionados à regulação da temperatura corporal e não utiliza hormônios em sua composição.
De acordo com a empresa, a aprovação foi baseada em três estudos clínicos de fase 3 realizados na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, envolvendo mais de 3 mil participantes.
A farmacêutica destaca que os chamados sintomas vasomotores, conhecidos popularmente como fogachos, afetam até 80% das mulheres entre 40 e 65 anos.
No Brasil, segundo dados apresentados pelo laboratório, 36,2% das mulheres nessa faixa etária enfrentam sintomas moderados ou intensos. Entre elas, cerca de 70% classificam as ondas de calor e os suores noturnos como severos, com impacto na qualidade de vida, no sono e na produtividade.
A Anvisa também publicou o registro do Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil.
O medicamento é indicado para adultos com câncer de mama localmente avançado ou metastático, em casos que já tenham sido previamente tratados com terapia endócrina.
Segundo a agência, o tratamento é destinado a pacientes com tumores positivos para receptor de estrogênio (ER+), negativos para o receptor HER2 (HER2-) e que apresentem mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m).
A medicação é administrada por via oral e utilizada como monoterapia.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) citados pela Anvisa mostram que o câncer de mama é a neoplasia maligna de maior incidência entre mulheres no Brasil.
Entre 2023 e 2025, foram estimados 73.610 novos casos da doença no país, número que representa 30,1% de todos os diagnósticos de câncer registrados entre a população feminina.
(Com informações Anvisa e Agência Brasil)
O governador licenciado Ratinho Junior (PSD) parabenizou Sergio Moro (PL) pela vitória no primeiro turno…
A travessia por balsa do Rio Piquiri está paralisada devido ao aumento do nível da…
A abstenção no primeiro turno das Eleições 2026 chegou a 33,4 milhões de eleitores no…
Um Fiat Palio Weekend que capotou na manhã desta segunda-feira (5), em Umuarama, foi flagrado…
Trabalhos da EPR Paraná atingem trechos de Tapejara, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Perobal, Cafezal do…
Um jovem de 19 anos foi preso por embriaguez ao volante após capotar um Fiat…
Este site utiliza cookies
Saiba mais