Fotos: Divulgação/Assessoria
A Prefeitura de Goioerê entregou na segunda-feira (22) a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Aureliano Francisco Miguel da Paz, no distrito de Jaracatiá. De acordo com a gestão municipal, trata-se da unidade mais moderna do município.
O prefeito Pedro Coelho e o vice-prefeito Brito da Saúde inauguraram o espaço em cerimônia com presença de autoridades locais e equipe da área da saúde.
A obra recebeu cerca de R$ 1,4 milhão em recursos federais, viabilizados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Inicialmente, o valor previsto para a construção era de R$ 2 milhões, mas, após o processo de licitação, o custo final ficou abaixo da estimativa inicial.
Conforme a administração municipal, a diferença entre o valor previsto e o executado será devolvida ao governo federal, com possibilidade de redirecionamento para novos investimentos públicos.
O município participou do projeto por meio da cessão do terreno e da articulação entre diferentes secretarias, o que viabilizou a execução da obra.
De acordo com o prefeito Pedro Coelho, quando a atual gestão assumiu o município, em janeiro de 2025, o sistema mantinha o projeto da nova UBS parado e ele corria risco de não ser executado.
Ele afirmou ainda que havia possibilidade de perda dos recursos federais destinados à unidade, o que exigiu mobilização da equipe técnica da prefeitura. Em aproximadamente 90 dias, a gestão conseguiu concluir o processo licitatório e garantir a continuidade do investimento.
A nova UBS passa a atender a população do distrito com estrutura ampliada e serviços básicos de saúde. Um dos principais diferenciais é a implantação de uma farmácia própria, que elimina a necessidade de deslocamento dos moradores até a área urbana de Goioerê para retirada de medicamentos.
Durante a cerimônia, a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Tonelli Lopes, destacou o impacto da nova unidade para os moradores.
“É uma honra para Jaracatiá receber esta nova unidade. A farmácia própria representa um grande avanço e evita deslocamentos desnecessários dos moradores”, afirmou.
O vice-prefeito Brito da Saúde também comentou a entrega e avaliou a estrutura como um avanço para a rede municipal.
“Tenho certeza de que esta é uma das melhores unidades de saúde da região. A comunidade merece esse investimento e, com essa estrutura, a qualidade do atendimento será ainda melhor”, declarou.
Leia também: Dr. Guilherme Marcon traz da Itália novas técnicas para cirurgias de quadril em Goioerê
Quem trafegava pela avenida Paraná, diante do Lago Aratimbo, na madrugada deste sábado (11), teve…
Uma grande quantidade de entulho descartada sobre a calçada de um trecho da rua Holanda,…
A construção do Centro de Integração Público-Privado foi oficialmente anunciada nesta sexta-feira (10) e representa…
A Polícia Civil concluiu o inquérito que investigou a morte de Suelen Cristina Cordeiro, de…
Uma colisão frontal registrada na tarde desta sexta-feira (10) provocou a morte de uma mulher…
Novas regras para bets entram em vigor em 17 de julho, com alertas obrigatórios e…
Este site utiliza cookies
Saiba mais