Umuarama

Aproximação entre a lua, vênus e júpiter está visível na noite desta quinta-feira

A aproximação entre a lua, vênus, júpiter e, até mesmo, mercúrio que chamou a atenção de todos para o céu na noite de quarta-feira (17) segue visível nesta quinta (18). Contudo, a configuração dos astros está diferente hoje.

Ontem, brasileiros de diversas regiões voltaram seus olhos ao céu para contemplar um evento astronômico diferenciado. O fenômeno reuniu corpos celestes visíveis a olho nu em uma forma que se destacou pela sua estética e proximidade aparente com a lua.

A Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional (ON), explica que o que tornou esse evento excepcional foi a forma como os astros se apresentaram visualmente.

Para quem gosta de observar esses fenômenos, a boa notícia é que a dinâmica celeste continua nos próximos dias. Porém, com a lua mudando de posição devido à sua velocidade orbital.

Nesta quinta-feira, a lua aparece mais alta que Vênus – ontem o planeta estava, aparentemente, muito próximo do satélite da terra, apesar da grande distância existente entre eles.

“Se você esticar o braço e abrir a mão, é mais ou menos essa altura que a lua vai estar em relação a Vênus, que são 15º de arco”, explicou a Dra. Josina.

Já na sexta (19), a lua estará ainda mais alta (equivalente a “duas mãos” acima de Vênus). Logo abaixo do satélite, será possível avistar Regulus, a estrela alfa da constelação de Leão.

A conjunção da noite de quarta não se repete hoje, porém, é possível ver um alinhamento nesta quinta-feira – Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito

Lua e planetas seguem ‘dando show’

Como o alinhamento de planetas ocorre com certa regularidade, Dra. Josina ressalta a especificidade que está chamando a atenção nesta semana. “O que vimos ontem [quarta-feira] foi um fenômeno mais raro, porque os planetas apareceram alinhados, como sempre, mas aparentemente bem próximos e com a Lua fininha que parecia muito próxima de vênus. É isso que tornou esse fenômeno raro”, afirmou.

Vênus é o planeta mais brilhante do céu, seguido por júpiter, e continuará visível após o pôr do sol até o mês de novembro.

Guia de observação: do horizonte às estrelas

Para quem deseja identificar os astros, a astrônoma dá dicas. Júpiter, por estar em uma posição mais elevada no céu, permanece visível por bastante tempo. Mercúrio, no entanto, apresenta um desafio maior.

“A condição essencial é ter o horizonte desobstruído, pois mercúrio aparece bem próximo ao horizonte e se põe muito rapidamente após o pôr do sol”, disse a astrônoma.

(OBemdito e Observatório Nacional)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Umuarama se despede de Valdenir Stecca, de família pioneira na cidade

Valdenir Antônio Stecca tinha 66 anos e morreu nesta sexta-feira (25), em decorrência de um…

3 minutos ago

Requião Filho defende retomada da Copel e detalha propostas em entrevista ao OBemdito

Mesmo com a agenda eleitoral apertada em Umuarama, o candidato ao governo do Paraná pelo…

19 minutos ago

Aos 9 anos, Yasmim já finaliza adversárias no Jiu-Jitsu e conta com Umuarama para viajar; ajude

Yasmim Rodrigues Martins ainda tem apenas 9 anos, mas já sabe o que quer fazer…

51 minutos ago

Datafolha mostra Lula com 40% e Flávio Bolsonaro com 36% no 1º turno; confira os números

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com…

1 hora ago

Pirarucu de 137,9 kg bate recorde e é o maior já registrado em unidade de conservação

Um pirarucu de 2,46 metros e 137,9 quilos foi capturado na Reserva Extrativista Estadual Rio…

2 horas ago

Presença de cachorro solto gera alerta em Umuarama após ataque fatal em outra cidade do Paraná

A presença de um cachorro que aparenta ser da raça pit bull tem preocupado moradores…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais