A Escola Municipal Maria Rodrigues Travaglia, de Nova Olímpia, recebeu nesta segunda-feira (15) o título de Escola Diamante do Paraná ao ser contemplada com o prêmio Alfabetiza Juntos, concedido pelo Governo do Estado às instituições municipais que obtiveram os melhores resultados em alfabetização com base no desempenho de 2024.
O reconhecimento colocou Nova Olímpia entre os destaques da educação no Paraná. A cerimônia ocorreu em Curitiba e reuniu representantes de 154 municípios paranaenses.
A premiação contemplou 300 escolas municipais e teve a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, responsável pela entrega dos certificados.
O prefeito de Nova Olímpia, Luiz Sorvos, a secretária municipal de Educação, Nagila Baraldi Dedino, assim como a diretora da Escola Municipal Maria Rodrigues Travaglia, Geovania Santos também estiveram presentes no evento para receber o prêmio.
“É um orgulho para todos nós recebermos o título de Escola Diamante do Paraná. Trabalhamos para que a qualidade do ensino do nosso município seja sempre o melhor possível pois é isso que nossas crianças merecem. Parabenizo a nossa secretária de educação e a todos os professores e funcionários da escola. Se hoje obtivemos esse resultado é graças ao trabalho em conjunto com todos”, disse o prefeito Luiz Sorvos.
Leia também: Educação de Nova Olímpia mantém altos índices e dispensa complementação do VAAT
A premiação Escola Diamante Paraná é uma das ações do programa Alfabetiza Juntos, que integra o Educa Juntos. Essa é uma iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) em parceria com as redes municipais de ensino para melhorar os índices educacionais desde os primeiros anos do ensino fundamental.
As escolas reconhecidas foram selecionadas a partir dos resultados da Prova Paraná Mais. Como forma simbólica de incentivo, as unidades receberam kits tecnológicos compostos por 30 Chromebooks e 30 headsets, bem como, placas em reconhecimento ao desempenho obtido.
O Índice de Desenvolvimento Educacional do Paraná na Alfabetização (IDE-Alfa) mede os resultados e integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep). Os dados divulgados em 2025, portanto, têm como referência o desempenho alcançado pelas escolas ao longo de 2024.
Durante a cerimônia, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que os avanços da educação paranaense começam ainda na educação infantil.
“Uma educação de qualidade começa no ensino infantil, área em que estamos investindo na construção de mais de 400 creches, passa pelos anos iniciais do ensino fundamental, com o Estado sendo parceiro dos municípios para que os estudantes cheguem à rede estadual preparadas para os próximos níveis de aprendizagem”, ressaltou.
O governador também destacou a atuação conjunta entre Estado e municípios para garantir a alfabetização das crianças.
“O Alfabetiza Juntos faz parte do programa Educa Juntos, em que o Estado trabalha de forma conjunta e organizada com os municípios para garantir a alfabetização na idade correta. Essas 300 escolas, que tiveram os maiores avanços, são exemplo do que acontece em todo o Paraná”, disse.
“Hoje, 80% das nossas crianças estão alfabetizadas na idade correta. É o segundo melhor índice do País, consolidando o Paraná como o Estado com a melhor educação do Brasil”, concluiu.
Conforme Ratinho Junior, os avanços dos índices educacionais do Estado também aparecem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No qual o Paraná saiu da sétima posição e conquistou o primeiro lugar no ranking nacional.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, afirmou que existe um compromisso permanente entre o Governo do Estado e os municípios para assegurar a alfabetização das crianças.
De acordo com o secretário, cerca de 250 mil alunos das redes municipais participam anualmente da Prova Paraná, utilizada para medir os níveis de aprendizagem e alfabetização.
Os indicadores nacionais também apontam o avanço da alfabetização no Paraná. Dados do Inep mostram que nove em cada dez municípios do Estado atingiram as metas previstas para 2025. No total, 362 cidades alcançaram os índices pactuados.
Além disso, oito em cada dez crianças paranaenses foram alfabetizadas na idade certa. O percentual de 80% foi alcançado cinco anos antes da meta estabelecida pelo Ministério da Educação para 2030. Com base nos dados consolidados até o fim de 2025, apenas Paraná, Ceará e Goiás superaram esse patamar no país.
O programa Alfabetiza Juntos faz parte do Educa Juntos, criado no início da gestão Ratinho Junior para promover a cooperação entre Estado e municípios e assim elevar os indicadores educacionais desde as séries iniciais do ensino fundamental.
A iniciativa promove a formação continuada, distribui materiais pedagógicos, realiza avaliações diagnósticas, assim como, acompanha a aprendizagem, respeitando as particularidades de cada município.
Leia também: Nova Olímpia recebe menção honrosa após doar 189 litros de leite materno à Norospar
(Com informações Secretaria de Educação)
A família confirmou no início da noite deste sábado (25) que o corpo encontrado no…
Quem procura uma padaria em Umuarama talvez não imagine encontrar, em pleno Parque San Remo, um espaço…
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu 225 pacotes de cigarros contrabandeados no município de Francisco…
As ameaças e o furto de R$ 5 mil efetuados por um jovem de 17…
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou neste sábado (25) que 206 cidades foram afetadas…
Estamos na época mais bonita do ano: as vias públicas e calçadas de Umuarama transformam-se…
Este site utiliza cookies
Saiba mais