Sem categoria

Anvisa manda recolher marca de pipoca e proíbe suplementos alimentares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote de milho para pipoca da marca Provatti e proibiu a comercialização de suplementos alimentares da marca Nutricost. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (12).

No caso da pipoca, a Anvisa determinou a suspensão da venda, distribuição, divulgação e consumo do produto fabricado pela empresa Kaza Distribuidora, R & A Indústria, Comércio e Distribuidora de Alimentos Ltda.

Segundo o órgão, a decisão foi tomada após a identificação de informações contraditórias na rotulagem do alimento.

Rótulo informava ausência de glúten

De acordo com a Anvisa, a embalagem do milho para pipoca trazia a informação “Não contém glúten”. No entanto, também havia advertência indicando a possibilidade de contaminação cruzada com trigo ou até mesmo a presença intencional do ingrediente.

A divergência pode representar riscos para pessoas com doença celíaca ou outras condições relacionadas ao consumo de glúten. Diante da irregularidade, a agência determinou o recolhimento do produto do mercado e orientou consumidores a não utilizarem o alimento.

Suplementos eram vendidos pela internet

Em outra medida publicada no mesmo dia, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso de suplementos alimentares da marca Nutricost.

Segundo o órgão, os produtos possuem fabricante desconhecido, o que motivou a determinação de apreensão dos itens.

Os suplementos eram divulgados e vendidos em sites da internet.

A resolução determina que os produtos sejam retirados do mercado e não sejam mais comercializados em território nacional.

Leia abaixo a nota da Provatti:

“A Provatti vem a público prestar esclarecimentos acerca das informações recentemente divulgadas por veículos de comunicação sobre suposta irregularidade relacionada à rotulagem de seu produto Milho de Pipoca.

Inicialmente, a empresa informa que, até o presente momento, não recebeu notificação formal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa acerca da decisão amplamente divulgada, tampouco teve acesso ao respectivo processo administrativo e aos fundamentos técnicos que motivaram a referida publicação.

A Provatti é uma empresa consolidada no mercado, pautada pela ética, transparência e pelo rigoroso compromisso com a qualidade e a segurança dos alimentos que produz e comercializa. Todos os seus processos são conduzidos sob critérios técnicos e controles internos que visam assegurar a conformidade dos produtos e a proteção dos consumidores.

Importante destacar que a questão divulgada refere-se exclusivamente a aspectos de rotulagem, não havendo qualquer apontamento relacionado à qualidade, segurança ou integridade do produto. Ainda assim, demonstrando sua postura preventiva e seu compromisso com a melhoria contínua, a empresa já desenvolveu uma nova versão da embalagem, contemplando atualizações das informações de rotulagem, estando em andamento o processo de substituição das embalagens anteriormente utilizadas.

A Provatti mantém um efetivo sistema de Controle de Qualidade, submetendo-se regularmente a auditorias, inspeções e avaliações dos órgãos competentes, sempre atuando de forma colaborativa e transparente. A empresa permanece integralmente à disposição das autoridades sanitárias para quaisquer esclarecimentos adicionais e para adoção das medidas que eventualmente se façam necessárias após o conhecimento formal dos autos.

Por fim, a Provatti reafirma sua confiança no trabalho técnico e imparcial dos órgãos fiscalizadores, reconhecendo a importância de sua atuação para a proteção da saúde pública e para o fortalecimento da cadeia produtiva de alimentos. Da mesma forma, confia que, após a análise completa dos fatos e das providências já adotadas, será possível demonstrar o comprometimento permanente da empresa com a excelência, a conformidade regulatória e a satisfação de seus consumidores.”

(Com informações Anvisa)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Licença de Ademir Cabeção vence e notificação para cassação segue sem sucesso

A licença do vereador Ademir Leite da Silva (PL), conhecido como Ademir Cabeção, expirou na…

1 minuto ago

Homem morre em grave acidente envolvendo três veículos na PR-239

Um grave acidente de trânsito registrado na tarde desta terça-feira (7) deixou um homem morto…

30 minutos ago

Prefeitos da Amerios cobram mais agilidade na transferência de pacientes pela Central de Leitos

Prefeitos da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) se reuniram nesta terça-feira com o…

45 minutos ago

Morte em represa de Mariluz não tinha sinais aparentes de violência, diz PCPR

Polícia Civil afirma que homem encontrado morto em represa de Mariluz não apresentava sinais aparentes…

1 hora ago

Caminhão de Umuarama tomba e carga é saqueada por indígenas na PR-473

Caminhão com placas de Umuarama tombou na PR-473, em Nova Laranjeiras. Segundo a PMRv, parte…

2 horas ago

Inscrições do Prouni 2026 do 2º semestre começam nesta terça-feira

Inscrições do Prouni 2026 para o segundo semestre começaram nesta terça-feira (7). Confira quem pode…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais