Paraná

Umuarama já supera média de chuva e nova frente fria se aproxima

Umuarama e outras cidades do Noroeste do Paraná já registraram, na primeira quinzena de junho, mais chuva do que a média histórica prevista para todo o mês. Apesar disso, uma nova frente fria deve avançar sobre o Estado na sexta-feira (19), trazendo mais instabilidade para a região.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os próximos dias serão marcados por características típicas do outono, que se despede no próximo domingo (21), quando começa oficialmente o inverno.

Entre as cidades que já ultrapassaram a média histórica de chuva para junho estão Umuarama, Altônia, Cianorte, Londrina, Campo Mourão, Apucarana, Jaguariaíva, Ponta Grossa e Cândido de Abreu.

Semana terá manhãs frias e tardes mais agradáveis

Nesta segunda-feira (15), ainda há muita umidade sobre o Paraná em razão dos efeitos remanescentes de uma frente fria que avançou pelo oceano durante o fim de semana.

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, a presença dessa umidade favorece a ocorrência de chuva fraca em alguns momentos do dia, especialmente nas regiões Norte e Noroeste do Estado.

A partir de terça-feira (16), a tendência é de redução gradual da nebulosidade e retorno do predomínio do sol. As temperaturas seguem baixas durante as manhãs, mas sobem ao longo da tarde.

“No Norte e Noroeste, as máximas devem ficar entre 22°C e 24°C”, explicou o meteorologista.

A amplitude térmica — diferença entre as temperaturas mínimas e máximas do dia — será uma das marcas da semana. Em algumas cidades, os termômetros poderão variar mais de 10°C entre o amanhecer e o período da tarde.

Nova mudança no tempo chega na sexta-feira

O cenário muda novamente na sexta-feira (19), com a chegada de outra frente fria ao Paraná.

Segundo o Simepar, as primeiras áreas afetadas devem ser justamente o Noroeste, Oeste e Sudoeste do Estado, onde existe risco mais elevado de temporais já durante a manhã.

Nas demais regiões paranaenses, a mudança nas condições do tempo deve ocorrer ao longo do dia.

A formação da frente fria acontece quando uma massa de ar frio avança sobre uma região ocupada por ar quente. Esse encontro favorece a formação de nuvens carregadas e aumenta as condições para chuva e tempestades.

Com isso, a última semana do outono deve terminar com uma combinação de dias ensolarados, manhãs frias e o retorno da instabilidade antes da chegada oficial do inverno.

(Com informações AEN)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há cinco anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Delegado revela detalhes de grupo que vendia cocaína por delivery em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) revelou nesta quarta-feira (7) detalhes da investigação que levou…

6 minutos ago

PCPR prende dois homens e recupera objetos furtados de residência em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante dois homens, ambos de 46 anos,…

34 minutos ago

Colégio Agrícola de Umuarama abre inscrições para alunos do ano letivo de 2027

O Colégio Agrícola Estadual de Umuarama abriu as inscrições para o ano letivo de 2027.…

49 minutos ago

Flávio Bolsonaro diz que usará Congresso para mudar Constituição se for eleito

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (6) que pretende usar a…

1 hora ago

Motorista é abordado com CNH vencida e veículo irregular em Maria Helena

Um homem de 58 anos foi abordado pela Polícia Militar durante a noite no distrito…

1 hora ago

Influenciadora digital é apontada como líder de organização suspeita de traficar cocaína em Umuarama

Uma influenciadora digital é apontada pela Polícia Civil do Paraná como possível líder de uma…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais