Cotidiano

Umuarama e região entram na mira de operação nacional do Gaeco contra facção criminosa

Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Guaíra, Cianorte, Loanda e Paranavaí estão entre os municípios paranaenses onde foram cumpridos mandados da Operação Panóptico, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na manhã desta segunda-feira (15).

A ofensiva tem como alvo uma organização criminosa de abrangência nacional que atua a partir de estabelecimentos prisionais. Ao todo, foram cumpridos 304 mandados de prisão e 255 de busca e apreensão nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Segundo o Ministério Público do Paraná (MPPR), cerca de mil policiais participaram da operação, distribuídos em 204 equipes, com atuação integrada do Gaeco, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Científica.

Mandados foram cumpridos em 34 cidades do Paraná

O Paraná concentrou a maior parte das ordens judiciais. Os mandados foram executados em 34 municípios, incluindo cidades do Noroeste do Estado, como Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Guaíra, Cianorte, Loanda e Paranavaí.

Também houve ações em Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Curitiba e outros municípios paranaenses, além de mandados cumpridos em Naviraí (MS), Joinville (SC), Bauru (SP) e Itapecerica da Serra (SP).

Parte significativa das medidas ocorreu dentro de unidades prisionais. Das 304 prisões determinadas pela Justiça, 176 foram cumpridas em presídios. Já das 255 buscas e apreensões, 92 tiveram como alvo estabelecimentos penais.

Investigações começaram em 2025

De acordo com o Gaeco, as investigações vêm sendo desenvolvidas desde o final do ano passado em diversas regiões do Paraná.

O objetivo é responsabilizar integrantes da facção criminosa, enfraquecer sua atuação, reunir provas e esclarecer outros delitos que possam estar relacionados ao grupo investigado.

Além disso, as prisões decretadas buscam impedir a continuidade das atividades criminosas atribuídas aos investigados.

Significado do nome da operação

O nome Panóptico faz referência ao conceito popularizado pelo sociólogo Michel Foucault na obra Vigiar e Punir. O termo remete à ideia de vigilância permanente e à possibilidade de monitoramento constante de uma determinada área ou grupo.

A ação integra as diretrizes do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), entidade que reúne os Gaecos de todo o país e atua de forma integrada com forças de segurança e órgãos de inteligência no enfrentamento ao crime organizado.

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há cinco anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Umuarama terá segunda-feira chuvosa, com mínima de 17°C e máxima de 24°C

Umuarama deve ter uma segunda-feira (5) chuvosa, segundo a previsão do Simepar. O acumulado previsto…

32 minutos ago

Anvisa libera fabricação de 7 tipos de cosméticos artesanais; confira a lista

Nova regra inclui perfumes, sabonetes, xampus e outros produtos; fabricantes não poderão atribuir efeitos terapêuticos…

49 minutos ago

Veja quando será o segundo turno das eleições 2026; Lula e Flávio Bolsonaro voltam às urnas

Flávio Bolsonaro e Lula voltam a se enfrentar nas urnas pela Presidência; seis estados e…

1 hora ago

Idosa fica ferida após colisão entre carros na PR-323 em Cianorte

Acidente aconteceu durante a manhã chuvosa de domingo (4), no trecho sentido a Tuneiras do…

2 horas ago

Dupla empina motos, tenta despistar a PM e tem veículos apreendidos em Pérola

Motociclistas entraram no estacionamento de um supermercado ao perceberem a viatura; um dos condutores tem…

2 horas ago

Eleições 2026: Assembleia Legislativa do Paraná terá renovação de 43% dos deputados

Umuarama não elegeu nenhum deputado estadual, porém, o município tem dois candidatos que ficaram como…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais