Brasil

MEC e Inep prorrogam prazo para inscrição no Enem até dia 12 de junho

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram o prazo de inscrição para o Enem 2026 até o dia 12 de junho, próxima sexta-feira. Com isso, os interessados ganham uma semana a mais para se inscrever na principal porta de entrada do ensino superior gratuito do Brasil.

Para se inscrever, basta acessar a Página do Participante do Enem na internet e preencher as informações solicitadas. Para os estudantes não isentos, o prazo para pagar a taxa de inscrição vai até o dia 17 de junho. 

A prorrogação não altera as datas de aplicação do exame, que permanece marcado para os dias 8 e 15 de novembro, em todo o país. O prazo anterior terminava na sexta-feira (5).

Isenção

Têm direito à isenção da taxa de R$ 85 para inscrição do Enem os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino; os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; e pessoas de famílias de baixa renda inscrita no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico).

Os participantes do programa Pé-de-Meia do governo federal também se enquadram nos requisitos para isenção da taxa de inscrição. Independentemente de ser isento, o candidato deve fazer a inscrição no Enem.

O estudante do Pé-de-Meia que concluiu o ensino médio em 2026 e participar dos dois dias de prova do Enem receberão um incentivo adicional de R$200.

Todos os detalhes do Enem 2026 estão no edital da prova com informações sobre atendimento especializado para pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, diabéticos, idosos ou com outra condição específica.

O Inep ainda preparou uma seção de perguntas e respostas para tirar as dúvidas mais comuns dos participantes. Confira aqui. 

Cronograma

– Inscrições: de 25 de maio a 12 de junho;

– Pagamento da taxa de inscrição: até 17 de junho; 

– Solicitação de atendimento especializado e nome social: de 25 de maio a 12 de junho;

– Resultado do atendimento especializado: 26 de junho;

– Recurso do atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;

– Resultado do recurso: 10 de julho;

– Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

(Informações: Agência Brasil)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Definidos horários do velório e sepultamento de trabalhador morto em acidente em Umuarama

O corpo de Douglas Santos de Castro, de 37 anos, já está em Eldorado, no…

19 minutos ago

Inscrições para Programas de Residência Médica do Hospital Cemil terminam domingo

A Associação Beneficente São Francisco de Assis – Hospital Cemil está na reta final de…

28 minutos ago

Umuarama recebe treinamento regional sobre crises e emergências em saúde mental

Umuarama recebe nesta quinta-feira (29) um treinamento macrorregional sobre crises e emergências em saúde mental.…

47 minutos ago

Bacia do Piquiri está entre as áreas críticas para a qualidade da água no Paraná

A bacia hidrográfica do Piquiri está entre as áreas do Paraná que exigem atenção para…

1 hora ago

Ex-volante do Grêmio e Juventude, Émerson Leal morre aos 46 anos após infarto

O ex-volante Émerson Leal morreu nesta terça-feira (27), aos 46 anos, após complicações decorrentes de…

2 horas ago

Sposito responde bem à retirada gradual da sedação, informa atualização desta terça

Uma atualização divulgada na tarde desta terça-feira (27) trouxe novas informações sobre o estado de…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais