Atividade de educação integral mobilizou professores e alunos para fortalecer o hábito da leitura - Foto: Prefeitura de Umuarama
A Escola Municipal Evangélica integra agora o Mapa de Experiências do Edital de Experiências Inspiradoras do MEC e da UFMG. O Ministério da Educação selecionou a atividade intitulada Todo dia é dia de leitura.
A unidade de ensino atende os estudantes em período integral. A iniciativa selecionada ocorreu originalmente durante o ano letivo de 2025. O projeto mobilizou alunos, professores e a equipe pedagógica.
A proposta inicial buscou fortalecer o hábito da leitura entre as crianças. Os professores ampliaram o contato dos estudantes com diferentes gêneros textuais na escola e, assim, a leitura virou uma prática permanente na rotina.
A escola realizou diversas ações para aproximar os alunos dos livros didáticos. Os educadores incentivaram a imaginação, a oralidade e o repertório cultural. A equipe também organizou espaços favoráveis à leitura.
A seleção do governo federal representa o reconhecimento público de uma prática coletiva. A ação passa a compor um conjunto de iniciativas consideradas inspiradoras. O projeto ajuda a divulgar boas práticas de ensino.
A diretora da Escola Evangélica, Mariana, afirmou que a escolha traz orgulho para a comunidade. A gestora celebrou o resultado oficial do edital. “Recebemos essa notícia com o coração cheio de orgulho e alegria, pois ela coroa o trabalho e a dedicação de toda a nossa equipe”, explicou a diretora.
Mariana detalhou o surgimento da atividade com os estudantes da rede. Ela elogiou o esforço dos profissionais da unidade de ensino. “O projeto ‘Todo dia é dia de leitura’ nasceu do nosso compromisso coletivo em transformar o ato de ler em um hábito vivo, prazeroso e diário para os nossos estudantes”, complementou Mariana.
A diretora encerrou a declaração destacando a participação dos moradores locais. O apoio familiar impulsionou o projeto pedagógico. “Ver o envolvimento dos nossos professores, funcionários, alunos e famílias gerar esse impacto nos mostra que estamos no caminho certo para uma verdadeira formação integral”, destacou a diretora.
A secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira, também comemorou o reconhecimento. A chefe da pasta elogiou o trabalho da rede. “Ver uma atividade desenvolvida em nossa rede selecionada para o Mapa de Experiências do MEC/UFMG é motivo de grande alegria para a Secretaria de Educação”, destacou Letícia.
O prefeito Fernando Scanavaca defendeu a leitura como prática essencial para a infância. O governante prometeu novos investimentos na área de educação. “Ver uma de nossas escolas reconhecida nacionalmente mostra que estamos no caminho certo e que precisamos continuar investindo em projetos que fortaleçam e valorizem a escola pública”, afirmou o prefeito.
O coordenador da Educação em Tempo Integral, Dércio Fernando Moraes Ferrari, elogiou a qualidade da rede municipal. O professor analisou o impacto do edital. “A inclusão no Mapa de Experiências do MEC/UFMG demonstra a potência das ações pedagógicas realizadas em nossas escolas”, ressaltou o coordenador da secretaria.
Dércio defendeu o registro das atividades escolares bem-sucedidas no município. O compartilhamento ajuda outros professores da rede pública. “Para a SME, esse reconhecimento reforça a importância de valorizar, registrar e compartilhar experiências que nascem no cotidiano escolar e fazem diferença na aprendizagem dos alunos”, concluiu o coordenador.
A Secretaria de Educação parabenizou os profissionais da Escola Evangélica pela conquista. O órgão valorizou o empenho coletivo na formação dos estudantes.
O edital de Experiências Inspiradoras selecionou 1.081 projetos em todo o território nacional. O Ministério da Educação divulgará as práticas no segundo semestre.
Com informações: Prefeitura de Umuarama
Após apelo da população e dos comerciantes, os tradicionais portais de luz voltarão a enfeitar…
O Corpo de Bombeiros de Umuarama realizou o combate a um incêndio em uma borracharia…
A Prefeitura de Umuarama está finalizando o projeto de um novo espaço de esporte, lazer…
Em uma disputa presidencial marcada pelo acirramento na reta final do segundo turno, os candidatos…
Uma equipe da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Rocam), do 25º Batalhão da Polícia…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) oficializou nesta quinta-feira (22) a criação do…
Este site utiliza cookies
Saiba mais