Anvisa proíbe venda e determina recolhimento de coco ralado, creme redutor e saneante por irregularidades sanitárias e falta de registro - Foto: Site/Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, publicou nesta quinta-feira (28) uma série de medidas contra produtos alimentícios, cosméticos e saneantes vendidos no país. As decisões incluem proibição de venda, suspensão de distribuição e recolhimento de lotes considerados irregulares.
Entre os produtos atingidos está o coco ralado da marca Casa de Mãe, fabricado pela empresa Qualicoco Ltda. A Anvisa determinou o recolhimento do lote 13/25 após um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal identificar resultado insatisfatório no ensaio quantitativo de dióxido de enxofre.
Apesar de autorizado como conservante alimentar, o dióxido de enxofre possui limite máximo permitido pela legislação sanitária. Além do recolhimento, a agência suspendeu a venda, a distribuição, a divulgação e o uso do produto em todo o território nacional.
Outra medida atingiu o creme redutor de medidas Popozuda BumbumBrazil, fabricado pela empresa JSA Indústria de Cosméticos Ltda. A Anvisa proibiu a comercialização, a distribuição, a divulgação e o uso do produto.
Segundo a agência, o creme era vendido sem registro sanitário obrigatório. A fiscalização também determinou o recolhimento de todos os lotes disponíveis no mercado. A Anvisa reforçou que produtos cosméticos precisam de regularização antes da comercialização.
A operação da agência também alcançou o saneante AC2 Pro Dub Boyz, produzido pela empresa Qualy Química Ltda. O órgão proibiu o uso do produto e determinou o recolhimento imediato.
De acordo com a Anvisa, o saneante era comercializado sem registro sanitário e apresentava classificação incorreta sobre o risco à saúde. Os saneantes são divididos em categorias de Risco 1 e Risco 2, conforme o potencial de danos ao consumidor.
As medidas fazem parte das ações de fiscalização sanitária conduzidas pela Anvisa para impedir a circulação de produtos irregulares. A agência orienta consumidores e comerciantes a interromperem imediatamente o uso e a venda dos itens proibidos.
Com informações: Anvisa
Suspeito de 31 anos continuou fazendo ameaças de morte contra a vítima mesmo durante o…
Suspeitos transportavam droga em carro que puxava carretinha com motocicleta, segundo a Polícia Militar
Acidente aconteceu no início da noite de segunda-feira (24); motorista do veículo de carga tem…
Acidente envolveu uma Honda Biz e um Fiat Uno na noite de segunda-feira (24); vítima…
A jovem Victória Surâma, de 27 anos, morreu neste domingo (23), em Maringá, após sofrer…
Uma motocicleta Honda CG 125, de cor prata, foi apreendida pela Polícia Militar na manhã…
Este site utiliza cookies
Saiba mais