Paraná

Nova lei cria Draco e reorganiza estrutura da Polícia Civil do Paraná

A Polícia Civil passa a contar com uma nova estrutura especializada para o combate ao crime organizado e atuação em operações de alto risco no Paraná. A mudança ocorre após a aprovação da nova Lei Orgânica da corporação pela Assembleia Legislativa nesta semana.

A legislação cria o Departamento Estadual de Repressão ao Crime Organizado (Draco), reorganiza o Departamento de Operações Especiais (Doesp) e estabelece oficialmente o Departamento de Inteligência Policial (DIP).

Segundo o Governo do Paraná, a proposta moderniza a estrutura institucional da Polícia Civil após mais de quatro décadas do antigo Estatuto da Polícia Civil, instituído em 1982 e agora revogado.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Tarso Sanson, afirmou que a nova legislação amplia a capacidade operacional da instituição diante dos desafios atuais da segurança pública.

“A nova Lei Orgânica organiza a PCPR para enfrentar crimes cada vez mais complexos, com mais especialização, inteligência e capacidade operacional”, declarou.

Já o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, destacou que a nova estrutura fortalece a investigação de crimes complexos e melhora a eficiência da corporação.

Draco terá foco no combate ao crime organizado

Conforme a nova lei, o Draco terá atribuição específica para identificar, investigar e desarticular organizações criminosas em todo o Paraná, incluindo grupos com atuação interestadual.

A estrutura reunirá delegados e policiais especializados para padronizar investigações, integrar informações e ampliar ações contra facções e grupos criminosos organizados.

O departamento também deverá atuar contra lideranças criminosas, redes de apoio e estruturas financeiras ligadas às organizações.

Doesp concentrará operações de alto risco

A legislação também organiza o Departamento de Operações Especiais (Doesp), responsável pela atuação em situações críticas e operações de maior complexidade.

Entre as atribuições estão resgate de reféns, investigação de sequestros e extorsões mediante sequestro, além de apoio tático-operacional às unidades da Polícia Civil em todo o Estado.

Com a mudança, a experiência operacional do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) será dividida entre as novas estruturas. A parte investigativa e de inteligência do Cope ficará vinculada ao Draco, enquanto as ações táticas e operacionais passam a integrar o Doesp.

Inteligência policial terá coordenação estratégica

Outro ponto da nova legislação é a criação do Departamento de Inteligência Policial (DIP), que será responsável pelo planejamento, coordenação e supervisão das atividades de inteligência da Polícia Civil.

O setor deverá atuar na produção e proteção de informações estratégicas, acompanhamento de ameaças e integração do Sistema Estadual de Inteligência da corporação.

Lei também prevê modernização administrativa

Além da reorganização operacional, a nova Lei Orgânica também promove mudanças administrativas internas na Polícia Civil.

Segundo o governo estadual, a legislação fortalece áreas como capacitação de policiais, tecnologia da informação, inovação, controle interno, identificação humana e gestão de dados.

A nova estrutura também amplia a atuação especializada em crimes patrimoniais, cibernéticos, homicídios, corrupção e proteção a pessoas vulneráveis.

De acordo com o Governo do Paraná, desde o início da atual gestão estadual, em 2019, foram incorporados 1.624 novos policiais civis, entre agentes de polícia judiciária, delegados e papiloscopistas.

Agência Estadual

Recent Posts

Vídeo mostra homem usando pedra para tentar estourar porta e furtar empresa em Umuarama

A Polícia Militar (PM) de Umuarama prendeu em flagrante um homem de 42 anos após…

3 minutos ago

PM registra casos de violência doméstica em Altônia, Pérola e Xambrê

A violência doméstica mobilizou as equipes da Polícia Militar (PM) nos municípios de Altônia, Pérola…

34 minutos ago

Para onde vão as lâmpadas descartadas pelos umuaramenses? OBemdito responde

Lâmpada queimada não deve ir para o lixo comum. Veja 11 locais em Umuarama onde…

13 horas ago

Mulher avança com espeto contra pedestre e é contida com Taser em Umuarama

Segundo a PM, mulher de 49 anos apresentava sinais de surto e também tentou arremessar…

13 horas ago

Família comunica o falecimento de Augusta Maria de Jesus, aos 108 anos, moradora de Xambrê

Matriarca de cinco gerações morreu na madrugada deste domingo (23), após ser internada por complicações…

13 horas ago

INSS libera consignado sem biometria facial; veja o que muda

Aposentados e pensionistas que não possuem biometria nas bases do governo poderão autorizar empréstimos pelo…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais