Cotidiano

Operação Rové: Gaeco prende integrantes de organização criminosa em Umuarama

O Núcleo de Umuarama do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, deflagrou nesta terça-feira (19) a Operação Rové, que investiga crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e lavagem de dinheiro.

Ao todo, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão domiciliar em Umuarama. A ação contou com apoio operacional e analítico do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo das Garantias da Vara Criminal de Umuarama. A decisão também autorizou o afastamento do sigilo de dados e comunicações de celulares e outros dispositivos eletrônicos apreendidos.

Além disso, foram determinados o bloqueio de contas bancárias e ativos financeiros, o sequestro de um veículo e a indisponibilidade de um imóvel no município, que teria sido adquirido com recursos ilícitos.

Investigações começaram em 2025

As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de um dos integrantes do grupo, em setembro de 2025. Na ocasião, foram apreendidos um fuzil e cerca de três quilos de crack, avaliados em aproximadamente R$ 120 mil.

Com o avanço das apurações, os investigadores identificaram indícios de que a organização atuava principalmente na comercialização de drogas e armas de fogo, além da lavagem de capitais, com movimentação de altos valores em contas bancárias.

(Com informações MPPR)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Justiça suspende norma que permite a dentistas realizar harmonização facial

A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…

10 horas ago

Imbituva se abraça diante da dor após acidente na BR-373 que matou 22 moradores

Imbituva, nos Campos Gerais do Paraná, amanheceu diferente após o acidente na BR-373 que matou…

10 horas ago

Homem é preso pela PCPR após regressão para regime fechado em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu um mandado de prisão na tarde desta quinta-feira…

10 horas ago

Homem com mandado de prisão por furto qualificado é preso dentro de fórum em Iporã

A Polícia Militar prendeu um homem de 24 anos na tarde desta quinta-feira (20), dentro…

11 horas ago

Homem é preso após agredir ex e descumprir medida protetiva em Francisco Alves

A Polícia Militar prendeu em flagrante um homem de 37 anos por violência doméstica e…

11 horas ago

Ingressos do Inovação & Negócios seguem à venda pelo 1º lote em Umuarama

Empresários e profissionais de Umuarama e região terão, em setembro, uma nova oportunidade para discutir…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais