Umuarama

Diocese de Umuarama inicia novena de Pentecostes a partir desta quinta (14)

A Diocese de Umuarama se prepara para celebrar a solenidade de Pentecostes, festa do Divino Espírito Santo e padroeiro da Diocese. A programação religiosa reúne novena, procissão, vigília e arrecadação solidária de alimentos.

As celebrações da novena de Pentecostes acontecem entre os dias 14 e 22 de maio, na Catedral do Divino Espírito Santo. O período será dedicado à oração, à fé e à comunhão entre os fiéis.

Durante os nove dias, padres representantes dos decanatos da Diocese irão presidir as celebrações. A programação deve reunir fiéis de diferentes paróquias da região.

A grande celebração acontece no dia 23 de maio, às 18h30, com a Vigília do Divino Espírito Santo. O encontro será realizado na Praça Santos Dumont. Segundo a Diocese, todo o clero e o povo de Deus estarão reunidos no evento. A programação contará com um grande momento celebrativo e de espiritualidade.

Após a concentração na praça, os participantes seguirão em procissão até a Catedral. A caminhada religiosa encerra oficialmente a programação de Pentecostes deste ano.

Foto: Diocese de Umuarama

Arrecadação de alimentos

Além das celebrações, a Diocese promove uma campanha solidária durante o novenário. Os participantes são convidados a doar um quilo de alimento não perecível ou itens de necessidade básica em cada noite da programação. A arrecadação será destinada a ações sociais e apoio a famílias atendidas pela Igreja.

Confira os itens pedidos em cada noite da novena:

  • 14 de maio, quinta-feira: açúcar
  • 15 de maio, sexta-feira: óleo
  • 16 de maio, sábado: farinha de trigo
  • 17 de maio, domingo: leite
  • 18 de maio, segunda-feira: macarrão
  • 19 de maio, terça-feira: arroz
  • 20 de maio, quarta-feira: feijão
  • 21 de maio, quinta-feira: doces, bolachas e balas
  • 22 de maio, sexta-feira: material de limpeza

A expectativa da Diocese é reunir grande número de fiéis durante os dias de celebração. Pentecostes é uma das datas mais importantes do calendário católico e simboliza a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.

Com informações: Diocese de Umuarama

Alex Nascimento

Recent Posts

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

2 minutos ago

Alessandro Salgado lança livro sobre comunicação e oratória em Umuarama

O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…

26 minutos ago

Colégio Hilda Kamal abre inscrições para curso técnico gratuito de Enfermagem

Oportunidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; inscrições seguem abertas até 9…

42 minutos ago

Vídeo mostra policial civil salvando bebê que se engasgou durante amamentação no Paraná

Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…

1 hora ago

Bombeiros expõem viaturas e equipamentos na Praça Miguel Rossafa no 114ª aniversário da corporação

Programação aberta ao público acontece nesta quinta-feira (8) e integra as comemorações pelos 114 anos…

1 hora ago

Francisca Nakazono, de Umuarama, recebe 67 votos e fica entre os menos votados no Paraná

Francisca Nakazono (PSD) recebeu 67 votos na disputa por uma vaga de deputada estadual pelo…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais