Sem categoria

Mãe inspira filhos na enfermagem e família atua unida em hospital do Paraná

No Hospital Regional do Norte Pioneiro (HRNP), em Santo Antônio da Platina, o Dia das Mães celebrado neste domingo (10) ganhou um significado ainda mais especial para uma família que transformou o cuidado com o próximo em profissão.

A técnica de enfermagem Odeli Aparecida de Oliveira, de 62 anos, atua há mais de três décadas na área da saúde e hoje divide a rotina hospitalar com os dois filhos, que seguiram os mesmos passos na enfermagem.

O enfermeiro Renato de Oliveira Nagano, de 40 anos, trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da unidade desde 2013. Já a irmã dele, Renata de Oliveira, de 37 anos, atua na UTI adulto do hospital.

A trajetória da família dentro da enfermagem começou ainda em 1993, quando Odeli iniciou a carreira profissional. Ao longo dos anos, passou por setores como maternidade, pronto-socorro, UTI móvel e berçário.

No Hospital Regional do Norte Pioneiro, ela integra atualmente a equipe da Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais Neonatal (UCINCo), setor ligado diretamente à assistência de recém-nascidos.

LEIA TAMBÉM: Feira especial do Dia das Mães segue neste sábado e domingo em Umuarama

Segundo Renato, a mãe foi a principal inspiração para a escolha da profissão.

“Ela sempre foi minha maior inspiração e motivação para seguir na enfermagem. Foi por meio dessa profissão que conseguiu me criar, sendo mãe solo e conciliando diferentes funções ao longo da vida”, afirmou.

Apesar de ambos atuarem há anos na saúde, mãe e filho passaram a trabalhar na mesma instituição apenas em 2021, durante o período da pandemia da Covid-19.

Já Renata atua na assistência hospitalar desde 2015 e acumula experiências em setores de alta complexidade, como UTI, pronto-socorro e clínica cirúrgica.

“Minha mãe foi quem despertou em mim o amor por cuidar das pessoas. Cresci vendo sua dedicação, força e carinho com cada paciente”, disse.

Para Odeli, ver os filhos seguindo a mesma vocação representa motivo de orgulho.

“Com uma vida inteira dedicada à enfermagem, fico muito orgulhosa dos meus filhos seguirem meus passos, que é cuidar do próximo e ser uma pessoa melhor”, destacou.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, afirmou que histórias como essa simbolizam o compromisso dos profissionais da saúde pública com a população.

“Ver mães e filhos compartilhando a mesma vocação na enfermagem é o maior testemunho do cuidado com o outro”, afirmou.

A atuação da família no hospital reforça o vínculo entre profissão e cuidado humanizado, especialmente em setores de alta complexidade que atendem pacientes em estado delicado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

(Com informações da AEN)

Rudson de Souza

Recent Posts

Alessandro Salgado lança livro sobre comunicação e oratória em Umuarama

O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…

11 minutos ago

Colégio Hilda Kamal abre inscrições para curso técnico gratuito de Enfermagem

Oportunidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; inscrições seguem abertas até 9…

27 minutos ago

Vídeo mostra policial civil salvando bebê que se engasgou durante amamentação no Paraná

Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…

45 minutos ago

Bombeiros expõem viaturas e equipamentos na Praça Miguel Rossafa no 114ª aniversário da corporação

Programação aberta ao público acontece nesta quinta-feira (8) e integra as comemorações pelos 114 anos…

1 hora ago

Francisca Nakazono, de Umuarama, recebe 67 votos e fica entre os menos votados no Paraná

Francisca Nakazono (PSD) recebeu 67 votos na disputa por uma vaga de deputada estadual pelo…

1 hora ago

Nem o próprio voto? Eleições têm candidatos com zero e apenas um voto

Levantamento nos resultados do TSE encontrou sete candidatos sem nenhum voto computado e outros dois…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais