Reunião em Curitiba alinhou implantação de laboratórios no TechnoPark de Umuarama (Foto Prefeitura de Umuarama)
O projeto de fortalecimento da pesquisa e da inovação em Umuarama ganhou novo impulso nesta semana, com uma reunião técnica realizada em Curitiba para alinhar os próximos passos de implantação de laboratórios no TechnoPark.
O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e reuniu representantes do governo estadual, do município e da Universidade Estadual de Maringá.
Participaram das discussões o secretário estadual Aldo Nelson Bona, o secretário municipal Júnior Ceranto, o reitor Leandro Vanalli e equipes técnicas.
Durante a reunião, foram debatidos aspectos ligados à estrutura dos futuros laboratórios, às áreas de pesquisa que poderão ser desenvolvidas e à forma de integração entre universidades, setor produtivo e poder público.
A proposta é que o TechnoPark se consolide como um ambiente voltado à inovação, com foco em pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico. A iniciativa também pretende ampliar a conexão entre o conhecimento acadêmico e as demandas do mercado.
LEIA TAMBÉM: Technopark de Umuarama terá planetário com tecnologia de última geração
Segundo Júnior Ceranto, a articulação entre as instituições envolvidas é essencial para tirar o projeto do papel e garantir resultados práticos.
Ele avalia que a implantação dos laboratórios pode ampliar oportunidades para estudantes, pesquisadores, empresas e startups, além de fortalecer o ecossistema local.
O prefeito Fernando Scanavaca destacou que o projeto representa um avanço estratégico para o município e a região.
Na avaliação dele, a iniciativa contribui para a formação de talentos, geração de conhecimento e criação de novas oportunidades econômicas.
A implantação dos laboratórios faz parte de um conjunto de ações voltadas à expansão da capacidade de pesquisa e inovação em Umuarama, com a proposta de estimular a colaboração entre instituições públicas, universidades e iniciativa privada.
Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…
Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…
Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…
Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…
Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…
Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…
Este site utiliza cookies
Saiba mais