Foto: Pixabay
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu o uso de xarope com clobutinol e determinou a apreensão de lotes falsificados de medicamentos nesta segunda-feira (27). A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e já está em vigor.
A medida atinge todos os medicamentos que contêm a substância clobutinol, usada na formulação de xaropes antitussígenos comercializados no Brasil. Segundo a agência, um parecer técnico apontou aumento significativo no risco de arritmias cardíacas graves em pacientes que utilizam o componente. De acordo com o órgão, os possíveis efeitos colaterais superam os benefícios terapêuticos do fármaco.
Além disso, a Anvisa determinou a apreensão de lotes falsificados dos medicamentos Keytruda (pembrolizumabe), indicado para tratamento de câncer, e Saizen (somatropina), hormônio de crescimento.
As fabricantes Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda e Merck S/A informaram que desconhecem a autenticidade dos lotes Keytruda (Y020844) e Saizen (AB003660).
A orientação inclui a suspensão imediata da venda e do uso dos produtos afetados, além do recolhimento dos lotes identificados.
(Com informações Anvisa)
A cobrança de pedágio pelo sistema Free Flow na PR-323, no noroeste do Paraná, ainda…
O pivô do Umuarama Futsal Henrique Prates Capalonga, conhecido como Capinha, marcou seu primeiro gol…
Um policial militar resgatou uma menina que ficou presa à fiação elétrica após cair da…
A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) manterá o planejamento integrado das forças de…
O cultivo de alho ganhou destaque como alternativa para ampliar a renda dos agricultores de…
Dois jovens atletas de Umuarama foram convocados para o Campeonato Brasileiro de Skateboarding Street 2026.…
Este site utiliza cookies
Saiba mais