Foto: Assessoria PMU
Uma força-tarefa iniciou nesta sexta-feira (24) a limpeza e revitalização do Lago Aratimbó, em Umuarama. A ação reúne equipes de várias secretarias municipais e deve continuar neste sábado (25) até a conclusão dos serviços.
O prefeito Fernando Scanavaca acompanhou os trabalhos no local. Ele determinou a intensificação da manutenção no lago, considerado um dos principais pontos turísticos e cartão-postal da cidade.
Também participaram da ação os secretários Valério Silva, de Serviços Públicos, Cláudio Marconi, de Meio Ambiente, e Renato Caobianco, de Obras, Planejamento e Projetos Técnicos. Um grupo de voluntárias do Rotary Club auxiliou na limpeza durante a manhã.
“Cuidar do lago e de outros logradouros públicos é um desafio. Muita gente não respeita o ambiente e descarta lixo de qualquer jeito, em todo lugar. É um costume que precisa mudar, pelo bem da população. E ao município cabe recolher a sujeira e trabalhar pela educação ambiental”, afirmou o prefeito.
Ele também reforçou o papel da população na conservação dos espaços públicos. “Para isso precisamos da colaboração de todos, usando as lixeiras disponíveis”, disse.
Outra medida adotada foi a limpeza do leito do lago, com retirada de resíduos flutuantes. Entre os materiais recolhidos estão itens recicláveis e orgânicos levados pelas galerias pluviais.
“Tudo que a população joga na rua acaba parando nos bueiros, passa pelas galerias e chega aos rios e lagos. Isso pode ser evitado, mas o cuidado deve começar em casa”, acrescentou Scanavaca.
Cerca de 40 trabalhadores participaram do mutirão. A equipe inclui servidores municipais e apenados cedidos pela Polícia Penal do Estado. O grupo atuou em diferentes frentes ao longo do dia.
A Secretaria de Obras realizou reparos nas pontes de madeira. Já as equipes de Serviços Públicos recolheram dezenas de sacos de lixo após a limpeza das margens e do entorno.
Na área ambiental, os trabalhadores executaram roçada da grama, poda de árvores e plantio de flores. O grupo também instalou novas placas de orientação para visitantes.
O prefeito afirmou que a limpeza será intensificada nos próximos meses. Ele voltou a pedir a colaboração da população para evitar o descarte irregular de lixo no lago e nas ruas da cidade.
O vídeo de uma câmera de monitoramento mostra o momento em que o Grupo Tigre…
A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…
A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 33 anos após ele descumprir uma medida…
A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…
Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…
O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…
Este site utiliza cookies
Saiba mais