Foto: Assessoria PMU
Uma força-tarefa iniciou nesta sexta-feira (24) a limpeza e revitalização do Lago Aratimbó, em Umuarama. A ação reúne equipes de várias secretarias municipais e deve continuar neste sábado (25) até a conclusão dos serviços.
O prefeito Fernando Scanavaca acompanhou os trabalhos no local. Ele determinou a intensificação da manutenção no lago, considerado um dos principais pontos turísticos e cartão-postal da cidade.
Também participaram da ação os secretários Valério Silva, de Serviços Públicos, Cláudio Marconi, de Meio Ambiente, e Renato Caobianco, de Obras, Planejamento e Projetos Técnicos. Um grupo de voluntárias do Rotary Club auxiliou na limpeza durante a manhã.
“Cuidar do lago e de outros logradouros públicos é um desafio. Muita gente não respeita o ambiente e descarta lixo de qualquer jeito, em todo lugar. É um costume que precisa mudar, pelo bem da população. E ao município cabe recolher a sujeira e trabalhar pela educação ambiental”, afirmou o prefeito.
Ele também reforçou o papel da população na conservação dos espaços públicos. “Para isso precisamos da colaboração de todos, usando as lixeiras disponíveis”, disse.
Outra medida adotada foi a limpeza do leito do lago, com retirada de resíduos flutuantes. Entre os materiais recolhidos estão itens recicláveis e orgânicos levados pelas galerias pluviais.
“Tudo que a população joga na rua acaba parando nos bueiros, passa pelas galerias e chega aos rios e lagos. Isso pode ser evitado, mas o cuidado deve começar em casa”, acrescentou Scanavaca.
Cerca de 40 trabalhadores participaram do mutirão. A equipe inclui servidores municipais e apenados cedidos pela Polícia Penal do Estado. O grupo atuou em diferentes frentes ao longo do dia.
A Secretaria de Obras realizou reparos nas pontes de madeira. Já as equipes de Serviços Públicos recolheram dezenas de sacos de lixo após a limpeza das margens e do entorno.
Na área ambiental, os trabalhadores executaram roçada da grama, poda de árvores e plantio de flores. O grupo também instalou novas placas de orientação para visitantes.
O prefeito afirmou que a limpeza será intensificada nos próximos meses. Ele voltou a pedir a colaboração da população para evitar o descarte irregular de lixo no lago e nas ruas da cidade.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal…
Uma onça-parda foi novamente avistada na comunidade de São Pedro do Piquiri, em Assis Chateaubriand,…
O senador Sergio Moro (PL) permanece na liderança da disputa pelo Governo do Paraná. No…
Na hora de realizar uma mudança residencial, comercial ou contratar um serviço de transporte, contar…
Onze meses após a chacina que deixou quatro homens mortos em uma propriedade rural de…
Uma ação conjunta entre o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), da Polícia Militar do…
Este site utiliza cookies
Saiba mais