Umuarama

Mutirão de limpeza melhora visual do Lago Aratimbó em Umuarama

Uma força-tarefa iniciou nesta sexta-feira (24) a limpeza e revitalização do Lago Aratimbó, em Umuarama. A ação reúne equipes de várias secretarias municipais e deve continuar neste sábado (25) até a conclusão dos serviços.

O prefeito Fernando Scanavaca acompanhou os trabalhos no local. Ele determinou a intensificação da manutenção no lago, considerado um dos principais pontos turísticos e cartão-postal da cidade.

Também participaram da ação os secretários Valério Silva, de Serviços Públicos, Cláudio Marconi, de Meio Ambiente, e Renato Caobianco, de Obras, Planejamento e Projetos Técnicos. Um grupo de voluntárias do Rotary Club auxiliou na limpeza durante a manhã.

“Cuidar do lago e de outros logradouros públicos é um desafio. Muita gente não respeita o ambiente e descarta lixo de qualquer jeito, em todo lugar. É um costume que precisa mudar, pelo bem da população. E ao município cabe recolher a sujeira e trabalhar pela educação ambiental”, afirmou o prefeito.

Ele também reforçou o papel da população na conservação dos espaços públicos. “Para isso precisamos da colaboração de todos, usando as lixeiras disponíveis”, disse.

Outra medida adotada foi a limpeza do leito do lago, com retirada de resíduos flutuantes. Entre os materiais recolhidos estão itens recicláveis e orgânicos levados pelas galerias pluviais.

“Tudo que a população joga na rua acaba parando nos bueiros, passa pelas galerias e chega aos rios e lagos. Isso pode ser evitado, mas o cuidado deve começar em casa”, acrescentou Scanavaca.

Cerca de 40 trabalhadores participaram do mutirão. A equipe inclui servidores municipais e apenados cedidos pela Polícia Penal do Estado. O grupo atuou em diferentes frentes ao longo do dia.

A Secretaria de Obras realizou reparos nas pontes de madeira. Já as equipes de Serviços Públicos recolheram dezenas de sacos de lixo após a limpeza das margens e do entorno.

Na área ambiental, os trabalhadores executaram roçada da grama, poda de árvores e plantio de flores. O grupo também instalou novas placas de orientação para visitantes.

O prefeito afirmou que a limpeza será intensificada nos próximos meses. Ele voltou a pedir a colaboração da população para evitar o descarte irregular de lixo no lago e nas ruas da cidade.

Foto: Assessoria PMU
Alex Nascimento

Recent Posts

Moraes determina que PF ouça Flávio Bolsonaro em investigação sobre calúnia contra Lula

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal…

23 minutos ago

Após ataque que matou 34 ovelhas, onça-parda volta a ser filmada em Assis Chateaubriand; vídeo

Uma onça-parda foi novamente avistada na comunidade de São Pedro do Piquiri, em Assis Chateaubriand,…

47 minutos ago

Pesquisa: Moro segue à frente na corrida pelo Palácio Iguaçu, mas vantagem diminui

O senador Sergio Moro (PL) permanece na liderança da disputa pelo Governo do Paraná. No…

1 hora ago

Transfigueiredo oferece fretes e mudanças com seguro grátis na carga

Na hora de realizar uma mudança residencial, comercial ou contratar um serviço de transporte, contar…

2 horas ago

Delegado explica por que a fronteira preocupa nas buscas por suspeitos da chacina de Icaraíma

Onze meses após a chacina que deixou quatro homens mortos em uma propriedade rural de…

2 horas ago

Polícia apreende mais de 400 quilos de maconha e veículo clonado após perseguição

Uma ação conjunta entre o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), da Polícia Militar do…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais