Umuarama

Palestra sobre violência doméstica reúne profissionais e comunidade em Umuarama

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) promoveu, na tarde desta quinta-feira (16), em parceria com o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), a organização Me Too Brasil e a Secretaria Municipal de Assistência Social, a palestra “Violência Doméstica contra a Mulher: perspectivas e constatações”.

O anfiteatro da Prefeitura de Umuarama ficou pequeno diante do grande público participante. A maioria dos presentes era composta por agentes comunitários de saúde, profissionais da assistência social e representantes das forças de segurança do município.

A atividade contou com a participação de profissionais com reconhecida atuação na temática, promovendo importantes reflexões sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, além de contribuir para a conscientização da comunidade e o fortalecimento das políticas públicas no município.

A presidente do CMDM, Marcia Cristina de Souza, que também coordena o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), disse que o tema é relevante e sensível, exigindo a compreensão da sociedade e a implementação de ações efetivas para a redução dos casos de violência. “As vítimas estão próximas de nós, são mulheres como nós, em todas as classes sociais. Por isso, precisamos estar atentos e agir em sua defesa”, destacou.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, a questão vai além da análise técnica ou estatística. “Trata-se de um problema de natureza humana, social e estrutural, que demanda a colaboração de todos: poder público, instituições e sociedade civil. Uma postura ativa, vigilante e comprometida é essencial”, pontuou.

Por isso, segundo ela, eventos como este são fundamentais, pois ampliam o conhecimento, fortalecem as redes de apoio e, sobretudo, transformam a indignação em ação. Em nome do prefeito Fernando Scanavaca, a secretária destacou a importância do momento de aprendizado e troca.

“Que este encontro sensibilize a todos para compreender as diversas manifestações da violência e reconhecer sua presença no cotidiano. Precisamos nos unir para combatê-la, especialmente no âmbito das políticas para mulheres, da assistência social e da segurança pública”, completou Maria Luisa.

As palestras foram ministradas pela major Márcia Bobko Bilibio, instrutora nas áreas de violência doméstica e combate ao assédio na Polícia Militar do Paraná, integrante da Câmara Técnica Maria da Penha, e pela advogada Marina Ganzarolli, especialista em diversidade e inclusão, com 18 anos de atuação no apoio a mulheres e pessoas LGBTQIA+ vítimas de violência.

(Assessoria PMU)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

2 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

2 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

3 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

3 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

4 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais