Foto: NRE Umuarama
A premiação do Concurso Guigui Terres – Educação para a Paz no Trânsito reuniu escolas do Núcleo Regional de Educação de Umuarama. O evento destacou projetos desenvolvidos por estudantes e professores. As iniciativas focaram na valorização da vida e na responsabilidade no trânsito.
O concurso é promovido pela Secretaria de Educação em parceria com o Programa Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e a Editora do Brasil. A proposta busca sensibilizar a comunidade escolar. O objetivo é incentivar atitudes seguras e reduzir acidentes.
As ações envolvem projetos pedagógicos e atividades educativas nas escolas. Os estudantes desenvolvem trabalhos criativos sobre segurança viária. O foco está na formação de cidadãos mais conscientes no trânsito.
No Núcleo Regional de Educação de Umuarama, duas instituições se destacaram na premiação. A Escola do Campo Porto Camargo EF venceu na categoria aluno. O projeto foi reconhecido pela criatividade e forte mensagem de conscientização.
Na categoria instituição de ensino, o destaque foi o Colégio Ministro Petrônio Portela. A escola foi reconhecida pelo conjunto de ações educativas. O trabalho reforçou a promoção de um trânsito mais humano e seguro.
A chefe do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, professora Gilmara Ana Zanata, destacou a importância da iniciativa. Ela afirmou que a educação forma cidadãos mais responsáveis. Disse ainda que a cultura de paz no trânsito começa na escola.
“A educação tem um papel essencial na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Trabalhar a cultura de paz no trânsito desde a escola é uma forma de salvar vidas e construir uma sociedade mais empática e segura.”
A premiação reforça o papel da educação na transformação social. Alunos, professores e equipes pedagógicas participaram das ações. O reconhecimento simboliza o compromisso com um trânsito mais seguro e responsável.
A travessia por balsa do Rio Piquiri está paralisada devido ao aumento do nível da…
A abstenção no primeiro turno das Eleições 2026 chegou a 33,4 milhões de eleitores no…
Um Fiat Palio Weekend que capotou na manhã desta segunda-feira (5), em Umuarama, foi flagrado…
Trabalhos da EPR Paraná atingem trechos de Tapejara, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Perobal, Cafezal do…
Um jovem de 19 anos foi preso por embriaguez ao volante após capotar um Fiat…
A Nutrimax apresenta ao mercado uma nova forma de consumo do Nonsugar, agora disponível em…
Este site utiliza cookies
Saiba mais