Umuarama

Páscoa na UTI Neonatal do Norospar reforça humanização e acolhimento às famílias

A Páscoa foi marcada por uma ação de acolhimento na UTI Neonatal da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Hospital e Maternidade Norospar, em Umuarama. Em um setor que concentra cuidados intensivos a bebês prematuros e recém-nascidos com condições clínicas delicadas, a iniciativa trouxe um novo significado à data para pacientes e familiares.

Idealizada pela enfermeira Ana Frank, em conjunto com a equipe multidisciplinar da unidade, a ação incluiu a realização de um ensaio fotográfico temático, com ambientação especial, e a entrega de um mimo simbólico aos bebês: coelhinhos de crochê confeccionados pela voluntária Cida, conhecida pelo trabalho solidário com os “Polvinhos Amigos”, utilizados em hospitais da região.

As fotos produzidas foram impressas em uma arte personalizada e entregues aos pais, registrando a primeira Páscoa dos recém-nascidos. Já os coelhinhos passaram a acompanhar os bebês no leito, tornando-se presença constante durante o período de internação.

A proposta da equipe foi tornar a rotina da UTI Neonatal menos impessoal, especialmente em uma data que, para muitas famílias, costuma ser vivida fora do ambiente hospitalar. A ação integrou elementos simbólicos à assistência, sem interferir nos protocolos e na segurança do cuidado.

Segundo a enfermeira Ana Frank, iniciativas como essa fazem parte de uma diretriz permanente da equipe. “São ações que buscamos realizar para tornar esse momento mais leve, trazer conforto e alegria. A internação em UTI Neonatal envolve muito mais do que os cuidados com os bebês”, afirmou.

Ela ressalta que o acolhimento aos pais é parte essencial desse processo. “O acolhimento aos pais é algo que trabalhamos todos os dias, inserindo-os em todas as etapas do cuidado”, completou.

(As informações e imagens são da assessoria da Norospar e, segundo ela, foram produzidos com autorização prévia das famílias, em conformidade com os princípios éticos e de privacidade).

Leia também: Páscoa que acolhe: voluntária transforma rotina hospitalar em um gesto de amor no Norospar

Redação

Recent Posts

Suspeito pelo desaparecimento de jovens em Cianorte morre após confronto com a polícia

Clayton Antonio da Silva Cruz estava foragido desde abril e teria feito um morador refém…

13 minutos ago

Câmara de vereadores de Umuarama aprecia quatro projetos em sessão extraordinária

Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Umuarama se reuniu para…

25 minutos ago

Casa é arrombada e tem até fiação furtada em Francisco Alves

Além de eletrodomésticos, alimentos e roupas, criminosos levaram cerca de 100 metros de fios; suspeitos…

50 minutos ago

Colisão entre carro e motos deixa dois feridos no Jardim Veneza, em Umuarama

Acidente aconteceu no Jardim Veneza e envolveu um Ford Fiesta e duas motocicletas Honda CG…

1 hora ago

Homem sofre tentativa de ataque a tiros em São Jorge do Patrocínio

Vítima contou à Polícia Militar que estava na rua quando um homem se aproximou em…

2 horas ago

Justiça suspende norma que permite a dentistas realizar harmonização facial

A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais