Paraná

Pônei leva alegria e diversão a crianças com câncer no Hospital Uopeccan

Crianças e adolescentes em tratamento no Hospital do Câncer Uopeccan receberão nesta terça-feira (23), a visita ilustre do pônei da Cavalaria da Policia Militar de Cascavel, Gigante, no jardim da Casa de Apoio. De acordo com a diretora da Legião Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) Iria Maria Garmatz, a programação especial é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil.

“Essa ação diferenciada proporciona aos pacientes uma melhora emocional e psicológica, auxiliando de forma positiva no tratamento. Além da visita do Gigante, foi preparado um lanche delicioso pela equipe da nutrição do hospital, com pão de queijo, sanduíches, bolo, suco e salada de frutas”, destacou.

Alguns pacientes chegam mais tímidos e com medo, já outros são corajosos, como o caso do João Miguel de Mello, de 2 anos, que passeou várias vezes montado no cavalinho. “É uma alegria ver o sorriso do meu filho, ele gosta de cavalos e hoje teve a oportunidade de brincar com o pônei”, ressaltou mãe do João, Nathielly Mello.

A sargento da Cavalaria da Polícia Militar, Alice Hennig, explica que o contato com os animais funciona como uma terapia, melhorando os aspectos sociais, físicos e cognitivos dos pacientes. 

“Por intermédio desse trabalho conseguimos proporcionar um ambiente mais leve e alegre para os pequenos, sabemos que durante esse período, eles precisam construir memórias boas e afetivas. Gigante é um dócil e adora crianças, para comemorar essa data veio até fantasiado de unicórnio”, contou Alice.

Para paciente, Alice dos Santos, 6 anos, o Dia Nacional de Combate ao Câncer do Infantojuvenil jamais será esquecido por ter sido comemorado em dose dupla, ela finalizou o tratamento e tocou o sino da vitória, e ainda conheceu o pônei da cavalaria. “Eu amo pônei, gostei muito de passear, foi divertido”, diz Alice.

A Uopeccan é referência nacional na área de oncopediatria, sendo o único centro de tratamento de câncer infantojuvenil na região Oeste e Sudoeste do Paraná. “Hoje é um dia de conscientização, o câncer apesar de ser uma doença rara em crianças e adolescentes, ele existe, e como não podemos prevenir, nossa missão é diagnosticar precocemente, o diagnóstico precoce salva vidas”, enfatizou a médica oncologista pediátrica, Carmem Fiori.

(Assessoria Uopeccan)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais