Foto: Assessoria PMU
Menos de três meses após assumir interinamente a Prefeitura, o prefeito em exercício Hermes Pimentel determinou à sua equipe o desassoreamento do Lago Aratimbó, um problema que se arrasta há anos gerando descontentamento da população e frequentadores, sem uma solução.
“Este é um dos principais cartões-postais de Umuarama, um ponto de encontro da comunidade que, em vez de encantar os visitantes, causa descontentamento, críticas e reclamações”, lamentou.
O acúmulo de resíduos sólidos e sedimentos carreados pelos córregos que formam a represa ocorre em virtude da falta de galerias pluviais para drenar a água das chuvas para um ponto após o aterro.
“É uma situação incômoda que não podemos admitir. Mesmo que não seja possível uma obra definitiva, ao menos a manutenção e limpeza do lago deveriam estar em dia. É uma obrigação do município cuidar dos logradouros públicos”, afirmou o prefeito.
Durante visita na última segunda-feira (22), Pimentel reuniu os secretários municipais de Obras, Isamu Oshima, de Serviços Públicos, João Paulo dos Santos, e de Serviços Rodoviários, Osvaldo Borborema Marto, bem como o diretor de Meio Ambiente, Rubens Sampaio, e chefes de setor das secretarias para discutir um plano de ação voltado à limpeza do lago.
“O serviço envolve considerável volume de recursos. Serão cerca de 1 mil horas/máquina e 3 mil viagens de caminhão basculante para transportar os sedimentos, a sere removidos do leito com escavadeiras hidráulicas. O material será encaminhado ao aterro sanitário municipal e armazenado para cobertura de resíduos nas células de deposição”, explicou o secretário Isamu Oshima.
A previsão é que o trabalho seja iniciado já na próxima semana. “Vamos utilizar saldos de contratos vigentes e caminhões próprios para o transporte dos resíduos. A previsão é que, caso não ocorram chuvas fortes, o serviço seja executado em 30 dias, começando pela parte de baixo da passarela de madeira que une os dois lados da represa”, completou.
Segundo o prefeito Pimentel, o objetivo é ter o Lago Aratimbó recuperado para as festas de natal e ano novo, já que o local é um dos preferidos para reuniões familiares e encontro de amigos em Umuarama, nos finais de tarde e fim de semana.
Além da beleza, o lago conta com grande área verde, quiosques, quadra de areia, parque infantil e pistas para caminhada e passeio com animais de estimação. “Não sabemos se o tempo será suficiente, mas faremos o possível”, finalizou.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais