Umuarama

UBS de Umuarama estarão abertas no sábado para vacinação contra a gripe e coleta de preventivo

Todos os postos de saúde de Umuarama estarão abertos neste sábado, 28, para o “Dia D” de vacinação contra a influenza e também para a realização de coleta para preventivo do câncer de colo de útero.

A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma ação especial para iniciar a campanha nacional de vacinação contra a influenza para os grupos de rotina (crianças de 6 meses a 6 anos incompletos), gestantes e pessoas com 60 anos ou mais, bem com outros grupos prioritários.

A vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS), que permanecerão abertas o dia todo – das 8h às 17h. A meta da campanha é vacinar 90% do público de cada grupo, que totaliza 46,9 mil umuaramenses.

“Vamos fazer um grande esforço para garantir a segurança da vacina à população. Por isso, convocamos os idosos, as gestantes e os pais de crianças até 6 anos para comparecerem aos postos de saúde neste sábado e garantir a vacinação”, reforçou a secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca.

A secretária destacou ainda que os demais grupos prioritários também devem aproveitar essa oportunidade, bem como as mulheres que poderão realizar o preventivo durante todo o dia. “É um exame importante para prevenir problemas sérios no útero, por isso também contamos com a presença das mulheres a partir dos 25 anos, conforme recomenda o SUS”, completou.

Números

A faixa mais significativa para vacinação da gripe são as pessoas de 60 anos ou mais (22.748 idosos). O grupo de 6 meses a menos de 6 anos tem 8.310 crianças; pessoas com comorbidades são 5.034; trabalhadores da saúde são 3.989; e pessoas com deficiência permanente, mais 3.854.

A campanha nacional de vacinação é a principal ação de saúde pública no Brasil, coordenada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de reduzir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus da gripe. Todo ano a vacina é atualizada para proteger contra as cepas mais recentes do vírus influenza, que sofre mutações frequentes.

“Por isso, é fundamental se vacinar. Colocamos todas as unidades para receber a população com tranquilidade neste sábado, para que todos tenham acesso à vacina e possam se proteger”, reforçou o prefeito Fernando Scanavaca. A campanha de vacinação contra a gripe vai de 28 de março a 30 de maio em todo o país.

Grupos prioritários

Além de crianças, gestantes e idosos, também são prioritários os grupos de puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, população carcerária e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas.

Preventivo

A secretária Lisbeth reforça a convocação para as mulheres. A Atenção Primária em Saúde (APS) vai disponibilizar a coletas de preventivo do câncer de colo de útero (exame citopatológico), também em todas as unidades de saúde ao longo deste sábado.

(Assessoria PMU)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Colégio Agrícola de Umuarama recebe 93 alunos em aula prática sobre sustentabilidade

O Colégio Agrícola Estadual de Umuarama recebeu 93 estudantes do 5º ano da Escola Municipal…

12 minutos ago

Polícia Civil prende homem e impede golpe de R$ 150 mil contra idosa no Paraná

A Polícia Civil do Paraná prendeu em flagrante um homem de 54 anos suspeito de…

36 minutos ago

Investigação de assalto levou a polícia até ‘Dog Dog’; vídeo de vítima mostra toda ação

A investigação sobre um violento assalto a uma propriedade rural em São João do Ivaí…

52 minutos ago

Perseguição termina com suspeito morto após carro invadir faculdade no Paraná

Um homem morreu após entrar em confronto com policiais militares do Batalhão de Choque, na…

1 hora ago

Umuarama se prepara para receber 6,5 mil pessoas na fase estadual dos Jojup’s

Umuarama já iniciou os preparativos para receber a Fase Estadual dos Jogos da Juventude do…

1 hora ago

Chuveiro ligado e mau cheiro levam vizinhos a descobrirem idoso morto no PR

Trabalhadores de uma obra vizinha estranharam o chuveiro ligado e o forte odor vindo da…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais